25 novembro 2010 às 23:25

PrevPalmas terá simulador online de aposentadoria

O PrevPalmas, Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Palmas, vai inaugurar ano que vem um sistema que permitirá aos contribuintes fazer a simulação de suas aposentadorias de forma online. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira, 25, pela presidente no PrevPalmas, Marly Coutinho, durante a posse do membros do Conselho Fiscal e membros do Conselho do PrevPalmas, no Auditório do Paço Municipal.

Marly Coutinho considera um avanço a implantação do sistema e destaca o investimento que está sendo feito pela autarquia. “Teremos um custo anual de R$ 8 mil com o sistema e esse montante já está considerando todo o gerenciamento no decorrer de 2011. Isso vai possibilitar ao trabalhador que contribui com a arrecadação para o PrevPalmas fazer a simulação de sua aposentadoria sem sair de casa”, comentou.

Posse
A cerimônia de posse dos membros do Conselho do PrevPalmas e do Conselho Fiscal do Instituto teve a presença do prefeito Raul Filho, do secretário de Governo, José Messias e da vereadora Divina Márcia. Raul Filho deu as boas vindas a todos e desejou boa sorte na administração dos Conselhos.

Raul Filho aproveitou a ocasião para elogiar a atuação dos que já passaram pela administração do PrevPalmas e afirmou que o Instituto de Previdência da Capital do Tocantins é o mais bem administrado Instituto de Previdência no país, com base em pesquisa nacional. “Quando tomei posse como prefeito o PrevPalmas tinha em caixa cerca de 24 milhões de reais. Hoje esse montante é de cerca de 140 milhões”, comentou.

Após a cerimônia houve a eleição para a presidência do Conselho do PrevPalmas, sendo eleita a servidora Veruska de Figueiredo Gomes Vargas. Na ocasião haveria também a eleição para a presidência do Conselho Fiscal, porém, a falta de quorum impediu o processo e adiou a escolha para outra data.

O Conselho do PrevPalmas é composto de 12 integrantes – seis deles são suplentes – e o Conselho Fiscal tem oito membros. No Conselho do PrevPalmas são quatro indicações do Poder Executivo, dois do Poder Legislativo, quatro de associações ou sindicatos classistas e dois representantes dos aposentados e pensionistas. No Conselho Fiscal são duas indicações do Poder Executivo, dois do Legislativo, dois indicados pela classe e dois indicados pelos aposentados e pensionistas.  

Benefícios
Atualmente cerca 5.900 servidores arrecadam para o PrevPalmas. O órgão gerencia o dinheiro que servirá para pagamento das futuras aposentadorias, pensões, auxílio doença, salário família e salário maternidade.