Servidores da ATTM e GMP são treinados para resgate em acidente aéreo
Integrantes da Agência de Trânsito, Transportes e Mobilidade – ATTM, da Guarda Metropolitana de Palmas – GMP, e do Samu participaram nesta última sexta-feira, 06, da simulação de combate a incêndio e resgate de vítimas da queda fictícia de uma aeronave. A simulação encerrou a programação do curso ministrado aos integrantes das instituições que compõem o Plano de Emergência Aeronáutica de Palmas.
Organizado pela empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero, o curso capacitou 60 voluntários. Na sexta-feira, uma estrutura foi montada no aeroporto de Palmas, para que os alunos colocarem em prática o que haviam aprendido durante a semana. Segundo a superintendente da Infraero, Bárbara Antônia dos Reis Netto, todas as ações foram avaliadas e os erros cometidos observados visando a correções.
O Corpo de Voluntários de Emergência é composto pelas companhias aéreas, empresas auxiliares do transporte aéreo, concessionárias de lojas no aeroporto, Secretaria Municipal de Saúde e instituições como a ATTM, GMP, Exército Brasileiro, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Samu e Marinha da Brasil. Durante a simulação, cada uma destas instituições desenvolveu ações específicas que se aproximavam ao máximo da realidade da queda de um avião.
Além de voluntários e figurantes dos cursos de medicina e enfermagem da Universidade Federal do Tocantins – UFT, Ceup-Ulbra e ITPAC, houve ainda a utilização de um caminhão próprio para combate a incêndio em aeroporto, quatro ambulâncias do Samu e do Corpo de Bombeiros, além da força humana operacional.
Durante a simulação as chamas deveriam ser controladas e apagadas, enquanto as vítimas eram resgatadas e colocadas em locais específicos, de acordo com o grau de ferimento de cada uma, para facilitar o transporte aos hospitais da capital. O gerente de trânsito da ATTM, Klebio Braga, afirmou que o curso foi muito positivo para os agentes da segurança em Palmas. “Não queremos que esse tipo de acidente aconteça, mas é bom estarmos preparados para auxiliarmos no resgate”, concluiu Braga.