ATTM anuncia funcionamento de radares na capital
Durante entrevista coletiva a diversos jornalistas nesta amanhã, no Paço Municipal, o presidente da ATTM – Agência de Trânsito, Transporte e Mobibilidade, Silvio Cunha, anunciou a retomada da fiscalização por radores na Capital. Os equipamentos já estão em funcionamento desde o início da semana, mas só a partir de segunda-feira, 26, é que vão registrar, em definitivo, os veículos que cometerem infrações.
Os radares estão em sete pontos da Avenida Theotônio Segurado, nos entroncamentos com: Lo4, Lo5, Lo9, Lo11, Lo13, Lo 19 e Lo27. Nesta via a velocidade máxima é de 70km/h. Dois equipamentos foram instalados também na T0-050, onde a velocidade máxima permitida é de 80km/h. Um aparelho está na altura do Km 4 e o outro nas proximidades do Setor Aureny IV. Ainda no centro da capital, duas câmeras vão fiscalizar a NS-2 e a NS-4, na Feira da 304 Sul e no Colégio Frederico, respectivamente. A Agência terá ainda um radar estático, que será instalado em pontos diferentes, todo dia e acompanhado por agentes.
Conforme Silvio Cunha, os radares vão fotografar os carros que passarem em velocidade acima da permitida em seus respectivos endereços, bem como fiscalizar os chamados avanços semafórifos e paradas em cima da faixa de pedestre. “Queremos que a população considere cada ponto desses desde hoje, pois a partir da semana que vem os radares estarão funcionando normalmente com auto de infração”, destacou Silvio Cunha.
Os equipamentos usam câmera japonesas para captação das imagens, mas a tecnologia do sistema é toda brasileira, segundo informou Roberto Pompeu, da empresa DCT Tecnologia e Serviços, responsável pela instalação dos radares. As inovações vão permitir, inclusive, que as moticletas sejam fotografadas em caso de infração por excesso de velocidade e paradas sobre as faixas. “O que a gente quer é a segurança também dos motociclistas”, ressalta o presidente.
Os investimentos da Prefeitura para a retomada da fiscalização eletrônica custaram R$ 1.283.000,00, e o contrato tem duração de um ano. “Todos os equipamentos têm peça de reposição para que possam funcionar 24 horas por dia”, garantiu Roberto Pompeu.
Após as zero hora, na Theotônio Segurado, o sistema vai continuar fiscalizando normalmente, em caso de excesso de velocidade.