15 outubro 2009 às 15:21

Projeto de Prevenção de Doenças Não-Transmissíveis contribui para a saúde dos servidores da ATTM



Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade – ATTM, realiza em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde-Coordenação de Doenças e Agravos não Transmissíveis – DANT, nesta sexta-feira, 16, às 14h30 no auditório do órgão, a apresentação do Projeto Piloto: Levantamento de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis, para os servidores do órgão.



 


O objetivo do projeto e identificar o número de servidores que são vulneráveis a fatores de risco para as doenças crônicas não transmissíveis. De acordo com a gerente da área técnica de doenças crônicas não transmissíveis, Cleudemar Gonçalves de Barros Martins, estes fatores de riscos estão relacionados ao estilo de vida, portanto, podem ser modificáveis, através do desenvolvimento de ações efetivas de promoção da saúde.


 


Segundo a responsável pelo setor de desenvolvimento de pessoal da ATTM, Kellen Esmeraldina de Araújo Fernandes, o projeto é uma oportunidade de despertar em cada servidor a importância do cuidado com a saúde. “As ações irão possibilitar reduzir os índices de doenças ocupacionais e queda de rendimento”. Explica Kellen.


 


Às 16h30, haverá a exibição do filme: “Dieta do Palhaço”,  em comemoração ao dia mundial da alimentação. E às 17h acontecerá um debate sobre o filme que será mediado pela nutricionista Milena Alves Carvalho Costa.


 


No dia 20 de outubro, será elaborado um questionário com informações sobre o peso, altura, tipo de alimentação e nível de atividade física realizada pelos servidores, tendo como responsável, a servidora Denise Marengo.


 


Fique sabendo:


A Organização Mundial de Saúde (OMS) define como doenças crônicas: as doenças cerebrovasculares, cardiovasculares, renovasculares, neoplasias, doenças respiratórias e diabetes mellitus. (BRASIL, 2007).


 


Os principais fatores de risco para essas doenças são: Hipertensão; Hipercolesterolemia; Obesidade; Sedentarismo; Tabagismo; Alimentação não saudável e Ingestão de álcool.