24 março 2009 às 11:14

Comitiva palmense conhece potencialidades do Pólo de Confecções de Caruaru

Para dar início aos trabalhos das visitas técnicas ao Arranjo Produtivo Local, localizado no agreste pernambucano, a comitiva palmense capitaneada pela primeira-dama de Palmas, Solange Duailibe, pela vice-prefeita Edna Agnolin, esteve reunida, nesta segunda-feira, 23, com o prefeito da cidade de Caruaru, José Queiroz, com a intuito de buscar experiências para implantação do pólo de Palmas. Integram, ainda, a comitiva o presidente da Câmara de Vereadores de Palmas, Wanderlei Barbosa, o vereador Ivory de Lira, representantes do Sistema S (Sebrae, Senai, Sesi, Sesc, Senac), CDL, agências de fomento, associações, entidades, empresários palmenses do ramo de confecções.


 


Durante o encontro, Queiroz foi enfático ao falar que é possível formatar um Pólo de Confecções como este que já funciona há cerca de 30 anos em Caruaru. “Quando iniciamos tínhamos quatro mil bancos (nome dado às bancas das feiras), e hoje já possuímos 16 mil”. O prefeito José Queiroz ainda citou que, “para um bom gestor ter as condições necessárias para uma boa administração, trocar experiências é uma estratégia bastante louvável. “Cito como exemplo a questão da merenda escolar e a educação de Tempo Integral que vocês estão fazendo em Palmas e serve de modelo para o restante do país”, avaliou.


 


Logo em seguida, a vice-prefeita Edna Agnolin agradeceu pela hospitalidade do povo pernambucano. Já a primeira-dama Solange Duailibe, que na ocasião representa o prefeito Raul Filho, apresentou alguns pontos de destaque da atual administração palmense, a exemplo do Banco do Povo, da Educação de Tempo Integral, projetos sociais e culturais, dentre outros.


 


Pólo Comercial de Caruaru


 


Durante a visita ao Pólo Comercial de Caruaru, a comitiva palmense teve a oportunidade de conhecer um dos maiores complexo de confecções do Norte/Nordeste do país. Situado num terreno de 174 ha, localizado às margens da BR 104, onde a um fluxo de 14 mil veículos por dia. O Pólo Comercial de Caruaru possui uma moderna infraestrutura com 64 mil metros quadrados de área coberta e com mais de 500 lojas, em funcionamento, com picos de vendas entre os dias de quinta-feira a domingo. O local conta ainda com estacionamento gratuito, espaço para eventos e praça de alimentação.


 


Para a vendedora Simone Dias Carvalho, 26 anos, este local já virou um dos principais pontos de vendas do interior do Nordeste. “Já atendemos clientes de Palmas e de Porto Nacional, que vêm aqui comprar nossas mercadorias. Com a criação deste pólo muita gente da região conseguiu o seu primeiro emprego e está até hoje”, ressaltou a vendedora.


 


Visitas


 


Durante a visita a Unidade do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Caruaru, a comitiva palmense teve a oportunidade de conhecer os cursos que são voltados para área têxtil e vestuário, que abragem costura industrial e modelagem, fiação e tecelagem, estilismo, com design em moda e as etapas de planejamento, criação e produção. 


 


A comitiva ainda participou de uma palestra com o professor Edson Simões, que tratou da viabilidade técnica para a implantação de cursos profissionalizantes na área de confecção têxtil. O grupo palmense teve também a oportunidade de conhecer o Centro Tecnológico do Agreste de Pernambuco, que abriga cursos na área de lavanderia e as modernas técnicas de reuso da água, utilizada no processo de confecção do jeans, que necessita de 100 litros de água para a fabricação de cada peça. 


 


Encerrando os trabalhos do primeiro dia das visitas, o presidente do Sindvest – Sindicato do Vestuário do Pernambuco, Fred Maia, falou sobre uma pesquisa que foi realizada em 2003, ao qual foi constatado que o Arranjo Produtivo Local (APL) de Pernambuco já contava com mais de 12 mil empresas, com um pouco mais de 70 mil pessoas trabalhando diretamente no setor têxtil. Outro dado que a pesquisa identificou foi que 92% das empresas na época estavam na informalidade e 28% da produção pernambucana era vendida para o estado da Bahia. “Com base nisto, conseguimos junto aos governantes, a formatação de uma política fiscal específica para o setor de confecção e, isto, melhorou significativamente os processos de comercialização da produção local”, afirmou Maia. 


 


Feira da Sulanca


 


A comitiva começa as atividades desta terça-feira, 24, logo cedo, a partir das 6 horas, o grupo visita a Feira da Sulanca de Caruaru. Após a visita à Feira, a comitiva segue para a cidade de Toritama, para conhecer o Parque das Feiras – Centro de Comercialização daquele município.