10 fevereiro 2009 às 16:58

Guarda Metropolitana recebe homenagens em noite de aniversário

A grande praça do Espaço Cultural de Palmas foi palco na noite desta segunda-feira, 09, para as comemorações dos 16 anos da Guarda Metropolitana de Palmas. A festa foi em grande estilo e contou com a presença do prefeito Raul Filho…

A grande praça do Espaço Cultural de Palmas foi palco na noite desta segunda-feira, 09, para as comemorações dos 16 anos da Guarda Metropolitana de Palmas. A festa foi em grande estilo e contou com a presença do prefeito Raul Filho, vereadores, autoridades municipais, ex-comandantes e familiares dos integrantes da corporação.


 


O comandante da Guarda Metropolitana, Tenente-Coronel Antônio Joaquim Martins Benvindo, ressaltou a importância de cada membro para o sucesso da corporação. “Nossos guardas são peças fundamentais, seu comprometimento com a instituição e com a comunidade nos honram e demonstram o valor da Guarda Metropolitana”, declarou, acrescentando estar feliz com as conquistas da instituição.


 


Para o prefeito Raul Filho, “tanto o governo, quanto a sociedade palmense se sentem bem representados pela GMP”. Raul destacou ainda a parceria da GMP com as outras instituições de segurança pública através do Sistema Integrado de Operações – SIOP. “A Guarda passou por mudanças e melhorias e agora atua efetivamente na segurança da cidade”, concluiu.


 


 


Histórico


A corporação foi criada em 09 de fevereiro de 1993 através da lei complementar nº. 001 e conta hoje com um efetivo de 232 guardas. A Guarda Metropolitana atua em defesa dos bens públicos municipais, serviços e instalações e em apoio às atividades de segurança pública, em parceria com outras instituições do setor.


 


 


Melhorias


Na atual gestão do prefeito Raul Filho, foram implementadas mudanças valorizando a corporação e garantindo melhores condições de trabalho em defesa do cidadão. “O trabalho prestado pela Guarda Metropolitana de Palmas, em nossa administração, deixou de ser apenas de preservação e vigilância do patrimônio público e passou a fazer parte da força de segurança da cidade. Em parceria com as polícias Militar, Civil e Federal atua no policiamento ostensivo”, enfatizou Raul.


 


Em 2008, parte do efetivo da Guarda Metropolitana de Palmas foi licenciado para o uso de armas de fogo e, neste ano, a meta é concluir a expedição dos portes de arma, ampliar o Sistema Guardião Eletrônico, estruturar a Defesa Civil e elaborar o projeto do novo Quartel da Guarda Metropolitana.


 


Durante o evento, além das apresentações artísticas e de luta com katá, tonfa, faca e algemas, houve a promoção de 15 servidores e uma homenagem aos ex-comandantes da  corporação e ao atual comandante. Para o Tenente-Coronel David Gomes Pacine, ex-comandante da GMP, a homenagem foi motivo de honra e orgulho. “Pude participar e contribuir com a evolução da Guarda, e isto é motivo de muita honra. Nestes 16 anos vemos que a corporação está consolidada e com um leque de competências bem mais amplo”, enfatizou.


 


Confira os principais avanços da GMP


 


– Criação da Gerência Especializada na Fiscalização Ambiental no Município de Palmas;


– Convênio com a Polícia Federal e Armamento da Guarda Metropolitana;


– Aquisição de 09 veículos sendo 03 Pálios, um caminhão de combate a incêndio, 04 Ranger e 01 Corsa;


– Conquista de área para a construção da sede definitiva do Quartel da GMP;


– Aprovação do Plano de Cargos Carreira e Salários da Guarda Metropolitana;


– Promoção de Guardas de Classe A para B, de B para C e de C a Subinspetor;


– Aquisição de Equipamentos de informática;


– Aquisição de Equipamentos de segurança, como coletes a prova de balas, tonfas, algemas;


– Construção de uma sala de aula climatizada, destinada à promoção de reuniões, palestras e cursos de capacitação;


– Criação da progressão horizontal como forma de valorização do servidor efetivo;


– Criação da Ouvidoria, através da Lei 152 / 2007;


– Criação da Corregedoria, através da Lei 151 / 2007, com a finalidade de apurar possíveis irregularidades praticadas pelos servidores da Guarda Metropolitana;


– Estruturação da Defesa Civil.