20 janeiro 2009 às 13:34

SEMUS amplia sistema de atendimento a hipertensos e diabéticos

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) sai na frente e descentraliza em todas as unidades ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SUS) da Capital, o Hiperdia – Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos, captados diretamente ao Plano Nacional de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus do Ministério da Saúde.


 


De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Samuel Braga Bonilha, o sistema informatizado e descentralizado vai permitir a diminuição da morbimortalidade associada a essas doenças. “Com informações detalhadas do paciente, vamos personalizar o atendimento em nossa rede, com garantia de recebimento gratuito mensal de medicamentos prescritos e acompanhamento da qualidade de vida desses pacientes” – informa o secretário, acrescentando que além desses benefícios, o novo sistema vai possibilitar “a definição do perfil epidemiológico da população palmense e, consequentemente, o desencadeamento de novas estratégias de saúde pública, bem como a diminuição do custo social”. 


 


Cadastro


 


Segundo a Responsável Técnica pela Vigilância Epidemiológica de Fatores de Risco e Proteção para as Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNTs), da Semus, enfermeira Giselly Cintra, em Palmas existem 4.248 pessoas hipertensas e 900 diabéticas já cadastradas no sistema. “Sabemos que em Palmas existe uma incidência bem maior de pacientes, pois a procura por medicação de controle dessas patologias é bem superior nas farmácias da rede pública” – afirma a especialista, informando que para se cadastrar, basta que o interessado se dirija a Unidade de Saúde da Família de referência da sua residência, munido de documentação pessoal.


 


Doenças perigosas e silenciosas


 


De acordo com Giselly Cintra, a Hipertensão Arterial e os Diabetes são doenças perigosas e silenciosas. “No caso da hipertensão, não existem sintomas bem caracterizados. É quase uma doença assintomática. No caso do diabetes, os sintomas podem demorar a aparecer, por isso a avaliação periódica do profissional de saúde é muito importante” – assegura, acrescentando que sinais e sintomas como dor de cabeça, tonturas, cansaço fácil, muita sede, emagrecimento, visão embaçada, machucados que demoram a cicatrizar e dores nas pernas, por causa da má circulação, são alertas dessas patologias que devem ser observados atenciosamente” – adverte Giselly Cintra. acrescentando que a prevenção é o melhor caminho.


 


Diabetes Mellitus é uma doença comum que acomete muitas pessoas, cuja principal característica é a elevação da taxa de glicose no sangue, acima dos índices considerados normais. Existem os tipos l e ll e o Diabetes gestacional.


 


Hipertensão é uma doença comum, de múltiplas causas, caracterizada pelo aumento mantido dos valores da pressão arterial. As artérias ficam apertadas e dificultam a passagem do sangue, razão pela qual o coração precisa exercer uma pressão maior para bombear o sangue.