08 junho 2021 às 11:23

Semed promove palestra sobre as bases teóricas do processo de alfabetização

Evento acontecerá nesta terça, 08, de forma remota, pela ferramenta Palmas Home School

Nesta terça-feira, 8, a partir das 14 horas, acontecerá a palestra ‘As bases teóricas do alfaletrar’, com transmissão pela ferramenta Palmas Home School. A palestra será ministrada pela professora doutora Magda Soares, que abordará o tema do livro 'Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever', de sua autoria. Na obra são abordadas as aprendizagens construídas desde 2007 no projeto Alfaletrar, na rede municipal de Lagoa Santa (MG).

Reconhecida como uma das maiores especialistas em alfabetização do Brasil, Magda é uma das fundadoras da Faculdade de Educação e pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Universidade Federal de Minas Gerais.

O evento é uma das etapas do Círculo de Estudo e Pesquisa sobre o Processo de Alfabetização e Letramento promovido pela Secretaria Municipal da Educação, por meio da Diretoria de Avaliação, Estatística e Formação e equipe de Currículo do Ensino Fundamental.

A palestra é voltada a gestores, professores, supervisores e orientadores da rede municipal de ensino, com o objetivo de conhecer as experiências de cada unidade educacional na alfabetização e letramento no contexto do ensino remoto e/ou híbrido, mapear as práticas pedagógicas e formatá-las em um plano de ação norteador das ações das escolas na organização e execução das aulas assíncronas e síncronas, além de compreender e buscar alternativas para o processo de aprendizagem da língua materna.

As ações de formação acontecem durante todo o ano e faz parte de um cronograma específico para os profissionais que atuam nas turmas de alfabetização (1º e 2º anos do Ensino Fundamental).

A palestrante

Magda Becker Soares é atualmente professora titular emérita da Faculdade de Educação da UFMG. É formada em Letras Neolatinas e doutora em Didática pela mesma Universidade. Ela introduziu, no Brasil, o conceito de letramento e, entre livros acadêmicos e didáticos, publicou mais de 40 títulos, dentre os quais:

 

• Alfabetização e letramento (São Paulo: Contexto, 2004);

• Português: uma proposta para o letramento (São Paulo: Moderna, 2002);

• Letramento: um tema em três gêneros (Belo Horizonte: Autêntica, 1998);

• Metamemória, memórias: travessia de uma educadora (São Paulo: Cortez, 1991).

 

Tags:

,