13 novembro 2021 às 17:41

Núcleo Henfil leva informações a universitários de Palmas sobre doenças sexualmente transmissíveis

Ação integra projeto da Semus que pretende levar orientação e informações sobre ISTs e HIV

O Núcleo de Assistência Henfil, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas, levou neste sábado, 13, informações para alunos do curso de Enfermagem da Faculdade Cesup/Palmas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e do vírus HIV. Iniciado neste sábado, com a palestra da enfermeira Gisele Araújo, responsável técnica do Henfil, o evento integra as ações de um projeto que o Núcleo pretende estender para outras instituições de ensino universitário, como forma de intensificar as ações de orientação e prevenção das ISTs e HIV junto ao público jovem.

 

Conforme Gisele Araújo, a informação é de máxima importância para promover educação e saúde entre os jovens. A enfermeira relata que as ISTs estão mais frequentes nos jovens e, portanto, é vital falar com eles sobre essa temática, informá-los sobre as formas de prevenção; sobre testagem rápida; e sobre o tratamento precoce.

 

Atenta às informações, a aluna do curso de Enfermagem Jordanna Oliveira Godinho, 18 anos, observou que a juventude está carente de informações sobre as ISTs e HIV. Ela ressaltou que a iniciativa do Henfil é muito bem-vinda, especialmente para ela que cursa enfermagem e que vai poder orientar outras pessoas quanto à prevenção dessas doenças.

 

Henfil

 

A rede de saúde de Palmas disponibiliza, gratuitamente, testes rápidos para detectar precocemente doenças sexualmente transmissíveis, tanto no  Núcleo de Assistência Henfil, quanto nas Unidades de Saúde da Família (USFs).

 

O Núcleo de Assistência Henfil, situado na Arne 51 (404 Norte), é um Centro de Saúde que realiza atendimento especializado para as pessoas que apresentam HIV, Aids, hepatites virais e infecções sexualmente transmissíveis. O Henfil possui o serviço de Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) que é responsável por realizar testes rápidos para identificação de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. O teste rápido é realizado por demanda espontânea, não havendo necessidade de agendamento. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.

 

O resultado da testagem rápida é divulgado em aproximadamente 30 minutos. O teste é realizado a partir de uma gota de sangue e, após o resultado, o paciente é encaminhado para aconselhamento, e caso seja positivo também para o tratamento necessário.

Tags: