
Técnicos da Semed visitam instituições de atendimento a estudantes com necessidades educacionais especiais em Araguaína
Equipe de Palmas visitou a Diretoria de Educação Especial e a Clínica Escola Mundo Autista para conhecer o trabalho desenvolvido
A superintendente de Gestão Escolar da Secretaria Municipal da Educação, Jucylene Dias, visitou na tarde desta quinta-feira, 18, instituições que atendem alunos especiais em Araguaína com o objetivo de conhecer experiências exitosas para melhoria do atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais da rede municipal de ensino de Palmas. A visita técnica contou também com a participação da diretora de Educação Infantil, Suiany de Sousa Costa, e dos técnicos da Educação Especial, Ana Cecília Ferreira Reis e Luis Guilherme Mota. Dos 22 mil alunos da rede municipal de ensino de Araguaína, cerca de 660 têm algum tipo de deficiência e mais de 550 recebem o Atendimento Educacional Especializado (AEE), com auxílio de profissionais de apoio.
A equipe da Semed Palmas visitou a Diretoria de Educação Especial e a Clínica Escola Mundo Autista para conhecer o trabalho desenvolvido junto aos estudantes da rede municipal de Araguaína que possuem algum tipo de deficiência ou transtorno. A partir da matrícula, triagem, avaliação pela equipe multiprofissional e orientação para a família, são feitos os encaminhamentos necessários para que o estudante seja incluído no ensino regular e nos atendimentos terapêuticos que ocorrem junto à Secretaria de Saúde, Secretaria de Ação Social do Município e instituições parceiras públicas e privadas.
Segundo Jucylene, atualmente há cerca de 1400 estudantes da rede de ensino de Palmas com quadro sugestivo de deficiência ou transtorno, identificados a partir da família e/ou observações realizadas nas unidades de ensino pelos professores e profissionais da escola. Dentro destes estão os casos que já apresentam laudos médicos com diagnósticos e CIDs.
“Sentimos a necessidade de conhecer outras experiências desenvolvidas em relação à educação inclusiva e aos atendimentos terapêuticos vinculados à área da saúde. É fundamental para que possamos melhorar ainda mais o atendimento educacional e terapêutico em Palmas, identificar as competências e responsabilidades da rede de saúde e dos parceiros neste processo de educação inclusiva, no qual a família possui um papel importantíssimo”, considera a superintendente.
Jucylene destaca que as formações já realizadas com os profissionais de Palmas, os investimentos em salas de recurso e a aquisição de materiais pedagógicos, além do investimento em professores auxiliares e cuidadores nas escolas, permitirão que a rede educacional de Palmas avance significativamente na qualidade da educação inclusiva ofertada. “A melhoria da qualidade do trabalho educacional passa por parcerias como a estabelecida com a Secretaria Municipal de Saúde, visando garantir o atendimento terapêutico de qualidade aos estudantes que necessitam”, finaliza.