
Henfil realiza testagem rápida de HIV e sífilis em internos de casa de recuperação
Serviço social também contou com educação em saúde e distribuição de preservativos
Nesta segunda-feira, 17, o Núcleo de Assistência Henfil, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em conjunto com a Organização Não Governamental (ONG) Casa A+, realizaram uma ação extra muro em uma casa de recuperação em Palmas. Foram ofertados aos internos testes rápidos para vírus da imunodeficiência humana (HIV) e sífilis, além de orientações sobre as doenças e as formas de prevenção e ainda distribuição de preservativos e materiais educativos.
De acordo com a enfermeira do Henfil e a responsável pela testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Lisy Mota, a importância é identificar de uma forma mais precoce a doença. “Se algum interno testar positivo para sífilis, nós faremos um exame de laboratório, porque pode ser apenas uma cicatriz sorológica, e se algum deles testar positivo para HIV, nós daremos o segmento através da nossa unidade”, explica, ressaltando que testes de sífilis podem dar positivo naqueles pacientes que já tiveram a doença e já trataram, o que é conhecido como cicatriz sorológica.
O coordenador da Casa A+, Reverendo Magela, ressalta que essa parceria entre a ONG e a Semus é significativa para ampliar os testes e os resultados de ISTs na Capital. Segundo ele, esse trabalho é anual e atende trabalhadores de casas noturna, postos de combustíveis, pacientes de clínicas de reabilitação entre outros. “A nossa instituição tem o papel de levar a sociedade civil para fazer os exames de ISTs. Neste mês de outubro, nosso foco principal é a testagem de sífilis, porque é o mês de prevenção contra essa doença”, comenta.