
Servidores municipais participam de mobilização para doação de sangue
Unidade de atendimento móvel percorre cidade incentivando importância de doar para salvar vidas
Os servidores da Prefeitura de Palmas participaram nesta quinta-feira, 25, da ação de mobilização para doação de sangue e reforçar o estoque do hemocentro da Capital. A unidade móvel, que percorre a cidade chamando a atenção da população, ficou estacionada em frente ao prédio da Prefeitura de Palmas, na Avenida JK, centro, incentivando os servidores e o público externo para a prática de doar.
A agente de Trânsito e Transporte Janeslane Ferreira Maciel lembrou da importância do gesto de doar. “Sou doadora ativa desde quando mudei para Palmas. E é muito importante que todos participem e façam esse gesto de carinho e amor, e assim, proporcionar esperança e vida para quem precisa’’, disse.
A arquiteta do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), Suzanne Paranhos Matos, também foi uma das doadoras da ação. Ela contou que ficou um período sem fazer a doação. “Fiz minha doação e foi tudo tranquilo. Os profissionais são experientes e reconfortantes. Faço doação desde 2013, mas já tinha algum tempo que não doava. É muito importante ações como esta, pois doar sangue é salvar vidas”, destacou.
A responsável pela captação de doadores do Hemocentro de Palmas, a enfermeira Robéria Fernandes, ressaltou a situação que se encontra o banco de sangue da Capital. “Os nossos estoques hoje se encontram praticamente zerados, estamos articulando ações como esta, para que possamos ter um estoque satisfatório, e atender as demandas que não são poucas em Palmas”.
Doação
Para ser doador de sangue é necessário ter 18 anos completos, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. Além disso, é necessário prestar as informações verídicas para as equipes durante o procedimento de triagem, estar bem alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, antes da doação.
Para se cadastrar, basta procurar uma das unidades da Hemorrede do Tocantins, como o Hemocentro Coordenador de Palmas, localizado na região norte, próximo ao Detran – TO, das 7 às 18h30, de segunda a sábado, e a Unidade de Coleta de Palmas, instalada no Hospital Geral de Palmas (HGP), das 7 às 18 horas, de segunda a sexta.