19 junho 2023 às 12:45

Projeto Germinar realiza oficina de fruticultura na Escola Municipal Francisca Brandão

Cerca de 50 crianças da unidade escolar participaram da ação no período matutino; programação segue no período da tarde

As atividades letivas desta segunda-feira, 19, foram especiais para os alunos do 3º ano da Escola Municipal Francisca Brandão, na Arse 121 (1.204 Sul). As crianças participaram de uma oficina de fruticultura ministrada pela equipe do Germinar, projeto realizado pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) com objetivo de levar a prática agroecológica e a produção de alimentos às unidades da rede municipal de ensino. Cerca de 50 alunos da unidade participaram da ação no período matutino e a programação segue no período vespertino.

Segundo o técnico do Germinar, Bruno Carvalho de Souza, as crianças aprenderam as etapas do plantio da cultura de bananas, o processo de cuidado, até a recompensa que é colher o fruto e se alimentar deles. “Selecionamos alguns alunos para aula prática e explicamos o processo de poda e de colheita. As crianças participaram com perguntas e respostas e alguns já tinham um certo conhecimento de como funciona o plantio”, destacou Bruno, acrescentando que um dos pontos altos da oficina foi a demonstração de como se dá o processo de fotossíntese.

A equipe do Germinar ministra oficinas e palestras nas escolas da rede municipal de ensino, levando conhecimento relacionado ao cultivo de fruticultura, piscicultura, criação de galinhas e implementação de pomares frutíferos, dentre outros. “Nós atendemos conforme a solicitação das escolas. Primeiro realizamos uma visita técnica com o intuito de analisar qual a cultura mais viável para trabalharmos na escola. No caso da Escola Francisca Brandão, recebemos uma solicitação para ministrar uma oficina sobre a cultura da banana, que é o que eles têm na escola e vão trabalhar na feira de ciências”, explicou. 

Implantado em 2021, o projeto Germinar presta assistência e leva conhecimento sobre práticas agroecológicas às escolas da rede, além de reforçar a merenda escolar com alimentos frescos. As atividades do projeto também são trabalhadas de forma interdisciplinar, sendo aproveitada como eixo pedagógico, estimulando à conscientização e à sensibilização devido à necessidade de preservação e recuperação do meio ambiente, além de disseminar conhecimento relacionado à alimentação saudável e à educação ambiental.


 

Tags: