Foto: Vacinação BCG e outras. USF 403 sul
22 agosto 2023 às 14:25

Semus oferta diariamente todas vacinas do calendário em unidades de saúde de Palmas

Cada público possui suas especificações de acordo com faixa etária; profissional de saúde ressalta que imunização começa ao nascer

O cenário pandêmico recente trouxe diversas preocupações à tona para a população, uma delas, é a imunização. Especialistas da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) reforçam que existem uma série de enfermidades que podem ser combatidas com a vacinação, desde o nascimento até a fase adulta. O enfermeiro e gerente da Central Municipal de Rede de Frio (CEMURF), Hugo Botelho, explica os detalhes das imunizações nas unidades e como acompanhar seu calendário de aplicação das vacinas. 

De acordo com Botelho, o recém-nascido já começa com sua caderneta de saúde da criança, recebendo a aplicação das suas duas primeiras vacinas, a BCG e a dose contra a hepatite B. “É de extrema importância que essas doses sejam administradas, com a BCG, por exemplo, podemos garantir proteção contra formas graves da tuberculose, doença contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis”, explicou Botelho. 

Segundo ele, o calendário possui especificações de datas a serem seguidas de acordo com cada faixa etária e pode ser conferido no site do Ministério da Saúde (MS) por este link. “Como temos diversas vacinas, assim como vários públicos, as orientações são passadas nas unidades, assim como no site do Ministério da Saúde.”

 

Onde se vacinar?

A vacina BCG é ofertada em algumas regiões da cidade a cada dia da semana, com programação fixa. Dessa forma, às segundas-feiras, das 13 às 17 horas, o imunizante é administrado na USF da Arno 42 (405 Norte); às terças, das 8 às 12 horas, na USF da Arse 82 (806 Sul); às quartas, das 8 às 12 horas, na USF Francisco Júnior, na Arso 41 (403 Sul); às quintas, das 13 às 17 horas, na USF Eugênio Pinheiro, no Jardim Aureny I; e às sextas-feiras, das 13 às 17 horas, na USF Deise de Fátima, na Arse 13 (108 Sul).

De segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, são oferecidas as demais vacinas do calendário em todas as unidades de saúde da Capital, com exceção das Unidades de Saúde da Família (USF) Arno 33 (307 Norte), Arno 71 (603 Norte), Aureny II e USF Laurides Milhomem que estão em reforma. Confira as unidades com horário específico a seguir:

  • USF Arno 41 (403 Norte) – aberta somente das 7 às 13 horas;
  • USF Arne 53 (406 Norte) – aberta somente das 7 às 13 horas;
  • USF José Lúcio de Carvalho (Setor Lago Sul)  – aberta somente das 7 às 13 horas;
  • USF Albertino Santos (Arse 101 – 1004 Sul) – aberta somente das 13 às 18 horas;
  • USF Deise de Fátima Araújo de Paula (Arse 13 – 108 Sul) – aberta somente das 13 às 18 horas;
  • USF Taquari – aberta somente das 7 às 13 horas.