26 outubro 2011 às 16:45

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realiza Conferências Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente

A Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou nesta ultima terça-feira a I Conferência Livre. Com um público formado por crianças e adolescentes, de 8 a 17 anos, o evento teve como objetivo incentivar a participação dos jovens nas discussões relacionadas à execução, avaliação e monitoramento de políticas públicas.

 

O objetivo da Conferência Livre é mobilizar e articular o maior número de crianças e adolescentes, para debater seus direitos e deveres, relacionados ao Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA; além de eleger Delegados para participar da VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será realizada em novembro de 2011. Haverá palestras, debates, e serão apresentadas propostas de trabalho, que garantirá uma participação efetiva desse público infanto-juvenil, na Comissão Organizadora da Conferência Municipal.

 

“Para pautarmos as crianças e adolescentes como sujeitos de direitos, planejamos a Conferência Livre de forma que se estabeleça como um espaço onde esse público poderá expor suas idéias e críticas em relação à efetivação do Estatuto da Criança e do Adolescente para que as políticas públicas sejam analisadas não apenas pela teoria, mas pelas experiências dos jovens,” diz Janaina Costa Rodrigues Murad conselheira municipal do CMDCA.

 

A adolescente Hellen Cristina de 15 anos destacou a importância desse espaço aberto ao publico jovem para que possam contribuir com suas idéias e seus anseios. “Este é um momento oportuno de expressarmos o que estamos vivendo dentro de nossa comunidade, temos conhecimento dessa realidade pode favorecer em uma decisão que diz respeito aos nossos direitos,” disse.

 

Segundo a coordenadora do Peti da Aureny III, Ana Claudia Bezerra Aragão, na conferência, serão abordados os direitos fundamentais e de proteção à criança e ao adolescente. “Hoje estaremos ouvindo a juventude, a comunidade e as instituições e auxiliando da melhor forma possível desenvolvimento de idéias sugeridas através dos grupos,” concluiu Claudia.

 

Na oportunidade, foram eleitos 08 membros candidatos a delegados.