Evento foi construído de forma coletiva, com a participação de servidores de diferentes setores que atuam no Caes – Foto: Rodrigo Marques
Saúde
15 dezembro 2025 às 16:50

Ação natalina no Centro de Atenção Especializada Ewaldo Borges fortalece cuidado humanizado com crianças neurodiversas

Ação realizada nesta segunda-feira, 15, contou com a exibição de um filme natalino e atividades lúdicas pensadas para tornar o ambiente de cuidado ainda mais acolhedor

O clima de Natal tomou conta do Centro de Atenção Especializada em Saúde (Caes) Ewaldo Borges, gerido pela Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus), nesta segunda-feira, 15. A programação especial teve início às 14 horas e foi voltada, principalmente, aos pacientes infantis atendidos na unidade, incluindo crianças neurodiversas que realizam acompanhamento contínuo no serviço. A ação contou com a exibição de um filme natalino, distribuição de lanches e atividades lúdicas pensadas para tornar o ambiente de cuidado ainda mais acolhedor.

Mãe de um paciente de 8 anos, acompanhado no Caes, Beatriz Lacerda destacou a importância do atendimento integral oferecido no ambulatório. Ela relatou que o filho realiza acompanhamento semanal, incluindo terapia ocupacional, e que desde o diagnóstico, em 2023, a família encontrou na unidade uma rede de apoio que acolhe tanto a criança quanto os responsáveis. “É um cuidado próximo, com carinho, que facilita muito a rotina da família”, afirmou.

A coordenadora do Caes, Telma Araújo, pontuou que a proposta da ação natalina surgiu como uma forma de acolher as famílias de maneira mais sensível. “Quando cuidamos de uma criança neurodiversa, cuidamos de toda a família. Essas iniciativas fortalecem o vínculo, humanizam o atendimento e fazem parte do nosso compromisso com um cuidado integral”, destacou.

“Ações lúdicas contribuem para o desenvolvimento emocional das crianças e favorecem a criação de vínculos em um ambiente que, muitas vezes, está associado apenas a procedimentos clínicos”, pontuou o estagiário de Psicologia Thyago Motta.

Integração

O evento foi construído de forma coletiva, com a participação de servidores de diferentes setores que atuam no prédio, como profissionais da Saúde Mental Infantil, da Assistência Farmacêutica e das equipes de apoio. A iniciativa também buscou promover integração entre os trabalhadores, fortalecendo vínculos e o cuidado com o bem-estar de quem atua diariamente no atendimento à população.

Texto: Rodrigo Marques

Edição: Juliana Matos