Ascom Semus
Computadores serão utilizados nas Unidades de Saúde da Família (USFs) – Foto: Divulgação
Bolsa Família
01 maio 2025 às 11:06

Ação Social de Palmas entrega 20 computadores para unidades de saúde da Capital

Equipamentos serão utilizados para o acompanhamento dos critérios que os beneficiários devem cumprir para continuar recebendo o Bolsa Família

Nesta quarta-feira, 30, a Secretaria Municipal de Ação Social de Palmas (Semas) realizou a entrega de 20 computadores para a secretaria municipal da Saúde (Semus) para serem utilizados nas Unidades de Saúde da Família para o acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família feito de forma intersetorial. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do governo federal pelo fato de Palmas ter atingido as metas do Índice de Gestão Descentralizada do Bolsa Família (IGDBF).

“Esses equipamentos irão facilitar o atendimento de pesagem, medidas, vacinação e pré-natal de gestantes que são atendidas com o Bolsa Família”, explicou a superintendente de Proteção Social Básica da Semas, Maria Cecília Marques.

O acompanhamento das condicionalidades é realizado de forma intersetorial por equipes da Semas, da Semus e também por equipes da Secretaria Municipal de Educação.

Regras

As condicionalidades são compromissos que as famílias beneficiárias devem cumprir para continuar recebendo o Bolsa Família. Na área de saúde, as crianças menores de 7 anos devem cumprir o calendário de vacinação e realizar acompanhamento do estado nutricional (peso e altura) e as gestantes devem realizar o pré-natal.

Já na área da educação, as crianças, adolescentes e jovens devem frequentar a escola. A frequência escolar mensal mínima varia de acordo com a idade, sendo 60% para beneficiários de 4 a 6 anos de idade incompletos e 75% para beneficiários de 6 a 18 anos incompletos que não tenham concluído a educação básica. (Com informações do Portal Gov.br)

Texto: Eliene Campelo

Edição: Iara Cruz