Caminhada foi realizada na Avenida Palmas Brasil Norte, no final da tarde desta quarta-feira,13 – Foto: Regiane Rocha
Conscientização
14 maio 2025 às 19:01

Ação Social de Palmas mobiliza população sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Caminhadas nas regiões norte e sul da Capital, além de rodas de conversa, estão entre as ações da campanha Maio Laranja

Moradores da região norte da Capital receberam as ações da campanha Maio Laranja, que busca conscientizar a sociedade para o enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. No final da tarde desta quarta-feira, 14, foi realizada pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), uma caminhada na Avenida Palmas Brasil Norte.

O Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil é celebrado no dia 18 de maio e este ano completa 25 anos. E de acordo com a superintendente de Proteção Especial, Marlucy Albuquerque, essas mobilizações que também incluem rodas de conversa, em parceria com a iniciativa privada, são fundamentais para fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente na Capital. “Com essas ações, conseguimos alcançar a sociedade em ações educativas e informativas sobre a prevenção ao abuso e à exploração sexual, além de oferecer mecanismos para identificar esse tipo de crime”, acrescentou Marlucy.

O presidente do Conselho de Segurança e Defesa Social de Palmas do setor das Arnes, Mário Augustinho Pereira, também falou sobre a importância do trabalho realizado pela Prefeitura de Palmas. “Esse trabalho da Ação Social é muito importante porque hoje a pauta principal da comunidade é a proteção da criança, da mulher e da família”, avaliou.

A ação contou com a participação de moradores da região, representantes do Conselho Tutelar e servidores da Semas e da Secretaria Municipal da Saúde (Semus). Durante a caminhada, foram distribuídos folders com dicas de proteção ao abuso sexual e orientações sobre como identificar as situações desse tipo de crime.

Região sul

Nesta quinta-feira, 15, às 8 horas, a mobilização chega à região sul de Palmas com uma caminhada, que será realizada na Avenida Tocantins, em Taquaralto.

Denúncias

Caso o cidadão tenha suspeita, conhecimento ou presencie qualquer situação de violação dos direitos contra crianças e adolescentes poderá denunciar no disque 100 ou disque denúncia local. Outros locais de denúncia são Conselho Tutelar, Polícias Rodoviária Federal, Militar e Civil, além de delegacias especializadas.

Texto: France Santiago

Edição: Iara Cruz