30 setembro 2014 às 16:29

Ações do programa Cidadania no Campo chegam aos alunos da ETI Aprígio Thomaz de Mattos

A Escola de Tempo Integral Aprígio Thomaz de Mattos, localizada na Fazenda Consolação, foi a primeira unidade educacional do campo do município de Palmas a receber o 'Projeto Cidadania no Campo', promovido pelo Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed). O evento contou com a presença da procuradora geral de Justiça, Vera Alvarez Rocha Lira, do ouvidor geral do MPE, Alcir Rainere, da diretora do Ensino Fundamental da Semed, Jordana Jácome, da supervisora de Educação do Campo, Joselaine Queli, de representantes da Polícia Militar, da diretora unidade educacional, Sônia Aparecida de Oliveira, e pais de alunos.

 

Uma apresentação do cantor e compositor tocantinense Dorivã abriu a programação do evento e, na sequência, a procuradora geral de Justiça, Vera Nilma Alvarez, falou sobre o tema: “O Ministério Público e Direitos Fundamentais”. Ela explicou aos presentes que o MPE é formado pelos procuradores e tem como objetivo garantir os direitos básicos da comunidade.

 

Já o ouvidor geral, Alcir Rainere, explicou as atribuições de uma ouvidoria nos mais diversos órgãos, sejam públicos o privados, e disse que a Ouvidoria do MPE nasceu para aproximar a sociedade dos entes que prestam serviços à sociedade.

 

Durante toda a manhã os educandos participam de oficinas temáticas de desenhos com temas como o alcoolismo e outras drogas, além de oficinas de teatro, de música, ioga, de artesanato com produtos recicláveis, mostra de filmes e outras atividades.

 

 

A Escola de Tempo Integral do Campo Aprígio Thomaz de Mattos está localizada no KM 18 da rodovia 010, Fazenda Consolação, e oferece da pré escola ao 9º ano do ensino fundamental. Atualmente a unidade conta com 249 alunos matriculados.

 

O Projeto Cidadania no Campo será realizado em todas as unidades educacionais do campo. Na quinta-feira, 2 de outubro, as atividades acontecem na ETI Sueli Pereira de Almeida Reche, localizada na estrada do distrito de Buritirana; no dia 8 de outubro na ETI João Beltrão, localizada em Taquaruçu Grande; no dia 7 de novembro, na ETI Luiz Nunes de Oliveira, em Buritirana; e no dia 14 de novembro na ETI Marcos Freire, localizada na Fazenda São João.

 

A proposta do Ministério Público com o Projeto Cidadania no Campo é oferecer captação de talentos artísticos e culturais, ministrar palestras a respeito das funções e atribuições do MPE, relativas à promoção, respeito e defesa da cidadania e, promover a educação e a conscientização ambiental.

 

 

Tags: