Menu
Redes sociais

Agentes comunitários de Saúde participam de curso sobre educação popular

O curso terá a participação de 25 agentes comunitários da região Sul do plano diretor da Capital

Agentes comunitários de Saúde participam de curso sobre educação popular

Data da publicação: 02/04/2018


Os agentes comunitários de saúde que compõem a Rede de Atenção e Vigilância em Saúde de Palmas irão receber uma capacitação a partir desta quarta-feira, 04, com foco na identidade dos trabalhadores da Saúde e Educação Popular. O curso será ministrado pelo Núcleo de Arteterapia e Educação Popular em Saúde (Nupops) e segue até 6 de junho, com encontros semanais, sempre às quartas-feiras, das 8 às 12 horas, no auditório do Centro de Saúde da Comunidade da Arse 131.

 

Para Lucas Justino, um dos tutores responsáveis pela capacitação, o curso é uma oportunidade de trocar experiências práticas entre os agentes e mediadores. “Se há alguém dentro dos centros da saúde da comunidade que conhece a saúde pública de Palmas e os usuários do SUS esse alguém se "chama" agente comunitário de saúde. Eles não estão centrados na doença, mas na pessoa como indivíduo. Conhece do seu Zé à dona Maria, do Sebastião à dona Ana, sabe da realidade das famílias e o contexto em que vivem, por isso são grandes colaboradores para a saúde da comunidade.”

 

A turma será composta por 25 agentes comunitários e dentro da programação serão propostas práticas teatrais e fitoterápicas, além de exercícios, jogos para atores e não atores. Serão também oferecidas orientações de plantio e cuidados de plantas fitoterápicas, para que sejam repassadas às comunidades através dos agentes.