Agricultura em Palmas avança com foco no desenvolvimento rural e apoio à agricultura familiar

Investimentos em assistência técnica, mecanização e melhorias nas estradas fortalecem o setor produtivo e beneficiam pequenos agricultores

Agricultura em Palmas avança com foco no desenvolvimento rural e apoio à agricultura familiar

Investimentos em assistência técnica, mecanização e melhorias nas estradas fortalecem o setor produtivo e beneficiam pequenos agricultores

, ,

A gestão da prefeita Cinthia Ribeiro promoveu um salto significativo no setor produtivo rural de Palmas, com um foco na agricultura familiar e na melhoria na produção e produtividade de alimentos. Ao logo dos últimos seis anos, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) implementou uma série de ações que impactaram diretamente a vida de pequenos produtores, fortalecendo a economia agrícola local e promovendo a inclusão social. Entre os destaques, estão a assistência técnica e a extensão rural, o programa de calcário, o reforço na mecanização agrícola e o fortalecimento das estradas vicinais, que facilitaram o escoamento da produção.

Assistência técnica e extensão rural
Uma das grandes apostas da Seder foi a intensificação da assistência técnica e da extensão rural, com mais de 4.259 atendimentos realizados. Esses atendimentos individuais e coletivos abrangeram áreas como avicultura, bovinocultura de leite e corte, piscicultura, irrigação, horticultura e fruticultura. Esse suporte ajudou os agricultores a melhorar sua competitividade e aumentar a produtividade, como destaca o secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Braga: “A assistência técnica foi um divisor de águas para muitos produtores familiares. Com esse acompanhamento, eles puderam adotar melhores práticas agrícolas e aumentar seus resultados, garantindo mais renda e sustentabilidade no campo.”

Programa de calcário
O programa de calcário foi outro destaque, com a realização de 2.406 transportes de corretivo de solo para produtores que enfrentam dificuldades em arcar com os altos custos de transporte. Além disso, os técnicos da Seder orientaram, com base nas análises de solo, sobre a aplicação correta de fertilizantes e corretivos necessários. De 2021 a 2024, foram feitas 380 análises de solo, oferecendo um suporte fundamental para que os produtores melhorassem a qualidade de suas terras. Dentre alguns benefícios da aplicação de calcário destaca-se para a correção da acidez do solo, aumento do rendimento da adubação e da colheita. 

Mecanização agrícola
Para alavancar o setor agrícola, a gestão também investiu fortemente na mecanização. De 2021 a 2024, foram realizados 1.778 serviços de mecanização, incluindo preparo do solo com gradagem, distribuição e incorporação de calcário, construção de canteiros para hortaliças e mandioca e sulcamento de solo, para evitar erosões. Essas medidas ajudaram os pequenos produtores a se manter na atividade rural, otimizando suas colheitas e aumentando sua capacidade produtiva, uma vez que o custo da hora de maquinário pode ser um impeditivo para a produção agrícola.

Manutenção de estradas vicinais
O programa Melhor Caminho foi fundamental para facilitar o escoamento da produção e o acesso à zona rural. A gestão manteve por ano mais de 5 mil km de estradas vicinais e construiu ao longo dos últimos 4 anos 10 pontes e 57 bueiros, garantindo melhores condições de tráfego para a população rural. Além disso, o programa transportou quase mil toneladas de composto orgânico, três mil toneladas de esterco de galinha, 800 toneladas de milho, 1.200 toneladas de silagem e 750 m² de casca de arroz para os pequenos produtores, promovendo a melhora da produção de forma sustentável.

Hortas comunitárias
As hortas comunitárias também receberam reforço, com a implantação de duas novas hortas e a distribuição de 800 quilos de sementes ao longo dos quatro anos. Essas hortas urbanas não só ajudam a garantir alimentos saudáveis e acessíveis, mas também promovem ao produtor inclusão social, geração de renda, além da ocupação produtiva de áreas urbanas ociosas.

Fazendinha calor humano
Localizado na Agrotins, o centro agrotecnológico Fazendinha Calor Humano se tornou um espaço importante para capacitações do pequeno produtor e produção de alimentos, que foram distribuídos para escolas e creches municipais, enriquecendo o cardápio da merenda escolar. Durante a gestão, mais de 74 toneladas de alimentos foram distribuídas, incluindo abóbora, banana, arroz, mandioca, melancia, milho e outros produtos.

Programa de aquisição de alimentos
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal, e que tem a parceria da Seder, comprou alimentos de 85 produtores familiares de Palmas, movimentando mais de R$ 150 mil e entregando alimentos para 94 entidades. O programa fortaleceu a economia local e garantiu a distribuição de alimentos para instituições de assistência social e escolas municipais.

Sim
O Selo de Inspeção Municipal (Sim) garantiu a qualidade dos produtos de origem animal comercializados em Palmas. Nos últimos quatro anos, 97 empresas foram inscritas e mais de 1.000 visitas de inspeção foram realizadas. Esse selo trouxe mais segurança para o consumidor e valorizou os produtores locais, que agora ganham novos mercados dentro do município.

Melhoramento Genético
O melhoramento genético foi outro ponto de destaque, com 234 inseminações artificiais realizadas por técnicos da Seder em gado das raças Girolando, Jersey, Holandês e Kiwi Cross, promovendo o aumento da produção de leite e melhorando a qualidade genética do rebanho local. 

Esses avanços representam o comprometimento de uma gestão focada em melhorar a vida dos pequenos produtores, garantir a sustentabilidade no campo e promover o crescimento econômico em Palmas.

Texto: Wédila Jácome

Edição: Secom Palmas