10 julho 2015 às 11:34

Agtur e Sebrae realizam visita técnica sobre formatação de produtos turísticos em Taquaruçu

Dentro
da implantação do projeto do Pólo Turístico de Taquaruçu, a equipe de
estruturação turística da Agência Municipal de Turismo (Agtur) e consultores do
Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Tocantins)
iniciaram, na manhã desta sexta-feira, 10, as consultorias para estruturação de
Produtos Turísticos de Taquaruçu.

 

Esta
etapa do projeto, que tem à frente a consultora Luciana Masson, tem como
primeiro objetivo a identificação, análise e hierarquização da oferta
turística; desenvolvimento, apresentação e validação da(s) proposta(s) de
produto(s) turístico(s), alinhado(s) com o potencial de atrativos; planejamento,
organização e realização da viagem precursora/teste do(s) produto(s)
turístico(s) definido(s); apoio no planejamento, organização e condução de
viagens técnicas: FAMTOUR, com possíveis parceiros para a comercialização –
operadoras e agências de turismo e PRESSTOUR, com veículos de comunicação para
o estímulo de mídia espontânea e direcionada.

 

Segundo
Luciana Masson, a expectativa com esta consultoria é de contribuir com o
desenvolvimento territorial do Distrito de Taquaruçu, por meio da atividade
turística e suas conexões. “Buscar valorizar e resgatar a identidade local; materializar
a atratividade local, por meio de um ou mais produtos turísticos, promovendo
novos negócios e os negócios já existentes; iniciar a implantação de um ou mais
produtos turísticos em Taquaruçu, de forma sólida, sustentável, participativa e
integrada, visando à consolidação do destino turístico”, disse a consultora.

 

Sobre o projeto

A
primeira etapa do projeto será a realização de um diagnóstico, que deverá
identificar oportunidades, contemplar o cenário atual de atendimento ao turista
e as necessidades de regulamentação do setor. Além disso, visa incluir o
mapeamento geo-referenciado dos atrativos naturais e seus acessos, atualizar a
descrição das características físicas, nível de dificuldade de trilhas de
acessos, elaborar capacidade de carga dos atrativos, do fluxo de pessoas e a
construção de destinos turísticos para orientar o desenvolvimento das
potencialidades.

 

A
partir dos dados levantados pelo diagnóstico, serão desenvolvidas ações de
relevância e eficácia junto à comunidade. Essa atuação será com ênfase na
formação e fortalecimento de redes de empreendedores, articulando parcerias
locais e identificando novas oportunidades de atuação, além de orientação aos
empreendedores e disseminação de conhecimento.

 

O
projeto prevê mais de R$ 5 milhões em investimentos, que estimularão o
empreendedorismo, gerarão emprego e renda, promoverá a inclusão social e
contribuirá para o desenvolvimento e promoção de produtos associados ao
turismo. A previsão é que o projeto seja realizado em quatro anos, tendo
conclusão em dezembro de 2017.

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