18 agosto 2011 às 10:01

Alterado horário do lançamento do Sine Municipal

Será às 19h de hoje, 18, a  inauguração do Sistema Nacional de Empregos de Palmas – Sine Palmas –.  A instituição tem como meta a inclusão de 70 pessoas/mês no mercado de …

Devida alteração na agenda do Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, o horário de inauguração do Sistema Nacional de Empregos de Palmas – Sine Palmas – não será mais às 15h como anunciado, e sim às 19h dessa quinta-feira, 18. O evento contará ainda com a presença do prefeito Raul Filho; da vice-prefeita, Edna Agnolin, e demais autoridades. A sede do Sine Palmas está localizada na quadra 104 Sul, rua SE-01, CONJ. 01, Lotes 07/10.

 

O prefeito Raul Filho ressaltou que a unidade irá oportunizar e facilitar o caminho dos trabalhadores de Palmas ao mercado de trabalho e também de sua capacitação. Para o prefeito é necessário que todos tenham condições e oportunidades de trabalho, assim, por conseguinte, um combate as desigualdades sociais. “O Sine Palmas vai estreitar a relação entre os empregadores e os trabalhadores de Palmas. É fundamental que o poder público promova capacitações e facilite o acesso ao mercado de trabalho, o que impulsiona a economia da cidade”, pontuou.

 

O Sine Palmas será interligado ao banco de dados do Ministério do Trabalho e Emprego, mesmo sistema utilizado pelo Sine Estadual. Segundo a Superintendente do Trabalho e Emprego da Prefeitura de Palmas, Vânia Severo Vidal, o sistema conta com um banco de dados único. As vagas, bem como os candidatos podem se cadastrar em ambos os lugares. “Os empresários podem lançar as vagas tanto no Sine Estadual como no Sine Palmas, os encaminhamentos também poderão ser feitos pelas duas unidades. Os que nós encaminharmos contará para a nossa meta”, destaca.

 

Ainda segundo Vânia Vidal, as metas do Ministério do Trabalho e Emprego para o Sine Palmas é de incluir 70 pessoas/mês no mercado de trabalho da Capital, neste ano. As metas aumentarão a cada ano.

 

A superintendente explica que este projeto tem como objetivo estar mais perto dos candidatos e dos empresários e empregadores da Capital, facilitar o acesso de quem precisa da qualificação e da inserção no mercado de trabalho. “Para nós é muito bom, vamos estar mais próximo do público do município. Algumas pessoas questionam que não têm acesso às vagas ofertadas e a unidade suprirá esta demanda. Vamos atuar junto aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), a porta de entrada das nossas demandas, das necessidades de qualificação”, destaca. A proposta também buscará estreitar os laços com os empresários e empregadores da Capital.

 

Projovem Trabalhador capacitará 2.500 trabalhadores

No evento também serão lançados os 51 cursos ofertados no Programa Projovem Trabalhador. Serão ofertadas.2500 vagas para jovens com idade entre 18 e 29 anos. Os cursos abrangem diversas áreas, dentre elas: Turismo e Hotelaria, Gastronomia, Esporte e Lazer, Saúde, Administração e Informática. Os alunos selecionados receberão uma bolsa – auxílio no valor de R$ 100,00.

 

A conquista destas vagas é fruto de um trabalho da vice-prefeita Edna Agnolin junto ao Ministério do Trabalho e Emprego. Os cursos terão a duração de seis meses. “A qualificação dos jovens é uma bandeira que nós defendemos arduamente. Levamos nossa demanda para o Ministro Lupi e agora teremos, dentro de seis meses, mais 2500 jovens capacitados, prontos para o mercado de trabalho”, frisou Edna Agnolin.