18 novembro 2011 às 16:12

Alunos da Banda Mirim e do Projeto Cultura de Paz vão pintar margarida da vida no trânsito

Diversas crianças que integram a Banda Mirim da Guarda Metropolitana de Palmas e o Projeto Cultura de Paz serão voluntárias no trabalho de pintura de Margaridas Vida onde houveram acidentes com mortes em algumas vias públicas da Capital. Os grupos estarão em duas regiões diferentes com ações neste sábado, 19, e domingo, 20 – sempre às 7h – dentro da programação do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, estabelecido em 2005, para o terceiro domingo de novembro, pela Organização das Nações Unidas – ONU.

 

A escolha da Margarida partiu da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes e é também uma forma de lembrar as vítimas. Quanto ao Dia Mundial, serve para alertar as autoridades para ações visando a redução dos acidentes com vítimas fatais e graves e alertar também os condutores para atitudes que colaboram com essa redução.

 

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes iniciou a programação nesta quinta-feira, 17, no Paço Municipal, com leitura e reflexão sobre as questões relacionadas ao trânsito. Nesta sexta-feira, 18, às 17h,  servidores municipais de todas as secretarias também vão parar por alguns minutos para realizar as atividades.

 

Pinturas

 

As pinturas das Margaridas da Vida no sábado, terão início às 7h, a escolha do horário se deu pela tranquilidade do tráfego no período. Os alunos da Banda Mirim da Guarda Metropolitana estarão na Marginal Leste da TO – 050, com a Quadra 1212 Sul, próximo da Rodoviária.

 

Domingo, o segundo grupo, composto pelos alunos do Projeto Cultura de Paz, estará na rua Rio Branco, QSE 08, lote 02, no Jardim Aureny I. Essa turma, inclusive, é vencedora de uma das modalidades do Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito.

 

Programação

 

A programação terá sequência às 12h, no Palmas Shopping, com a participação da Banda Mirim da Guarda Metropolitana de Palmas fazendo apresentações culturais, enquanto alunos da Universidade da Maturidade – UMA, e alunos da Rede Pública Municipal, entregam flores e cartões com mensagens aos visitantes. Às 17h, será a vez do Capim Dourado Shopping receber a ação. Na Guarita, haverá distribuição de cartões com mensagem e Margaridas.

 

Ainda durante o dia, nos cultos, as instituições religiosas da Capital também participarão, mas levando uma mensagem a seus congregados.

 

Mensagem

 

Segue a mensagem da Comissão Pública Para Planejamento, Desenvolvimento e Execução do Projeto Vida no Trânsito, e que é lida pelos servidores na programação: 

 

Os números alarmantes de mortes em conseqüência da violência no trânsito motivaram a ONU – Organização das Nações Unidas, em 2005, a estabelecer todo o terceiro domingo do mês de novembro como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito. Neste dia são lembradas as pessoas que morreram em virtude de acidentes de trânsito, além de suas famílias, e todos aqueles que de alguma forma tiveram suas vidas afetadas por essas tragédias. 

 

É um momento de todos nós refletirmos sobre os problemas gerados no trânsito e os caminhos para se evitar que novas vítimas de acidentes de trânsito continuem surgindo a cada dia. 

 

Lamentar os que se foram de nada adianta, mas refletir sobre o que podemos fazer individualmente, enquanto família, cristãos e profissionais em defesa da vida no trânsito poderá fazer uma grande diferença. 

 

O tempo passa, as tecnologias evoluem, mas a vida ainda continua sendo o grande patrimônio da humanidade. Sendo assim, continua exigindo cuidado e proteção. Entretanto, o comportamento humano moderno está marcado pelo estresse, pressa, desatenção em relação às normas e leis, o que nos acarreta vários transtornos no trânsito e compromete a vida de muitos. 

 

Neste dia, aclamamos que todos faça sua parte em relação à segurança no trânsito. Atitudes de respeito ao próximo e de amor a vida são indispensáveis para a promoção de uma cultura de paz. 

 

“Mas o que me der ouvidos habitará seguro, tranquilo e sem temor do mal”. Provérbios 1:33.