
Alunos da Escola Crispim Alencar cultivam hortaliças e colhem aprendizado na escola
Projeto une educação, sustentabilidade e alimentação saudável; hortaliças cultivadas são utilizadas na merenda escolar da unidade
Na Escola Municipal Crispim Pereira Alencar, situada em Taquaruçu, o aprendizado vai além da sala de aula. Os alunos do Ensino Fundamental com apoio de alguns servidores da unidade educacional têm feito a diferença ao arregaçar as mangas e cuidar da horta escolar, um projeto que une educação ambiental e alimentação saudável.
Todas as manhãs, antes ou depois das aulas, grupos de estudantes se revezam nas atividades da horta: preparar a terra, semear, regar e colher hortaliças como alface, couve, cebolinha, rúcula e cenoura. A iniciativa, que começou este ano, já colhe bons frutos, tanto no solo quanto no comportamento dos alunos.
“A horta é uma forma prática de ensinar ciências, biologia, matemática e até valores como o trabalho em equipe e o cuidado com o meio ambiente”, explica a diretora da escola, Maria Aparecida da Saraiva, conhecida como Cida. Ela ainda destaca que o projeto também fortalece os laços entre escola e comunidade. “Os pais se envolvem, ajudam com mudas, ferramentas, e isso aproxima ainda mais a escola das famílias”, observa.
Merenda Escolar
Além de servir como ferramenta pedagógica, os alimentos cultivados são usados na merenda escolar. O excedente, em alguns casos, é levado para casa pelos próprios alunos ou doado a famílias da comunidade.
Para o aluno João Miguel Lima, de 9 anos, a experiência na horta é uma das partes favoritas da rotina escolar. “Aprendi como plantar e cuidar da terra. Em casa, ajudo meus pais na lavoura também. É legal ver a comida crescer”, conta com orgulho.
A professora Franciele Coghetto avalia que o projeto constitui uma excelente ferramenta pedagógica, não apenas para os componentes curriculares ligados às ciências da natureza, mas também em diversas outras áreas do conhecimento. “Esse espaço de aprendizagem multifacetado possibilita a integração entre teoria e prática, promovendo uma abordagem mais significativa do conteúdo escolar. Por meio da vivência na horta, os estudantes ampliam sua compreensão, por exemplo, sobre processos ecológicos, desenvolvendo, ao mesmo tempo, habilidades socioemocionais, senso de responsabilidade e consciência ambiental”, avalia a professora.
Texto: Milena Botelho
Edição: Iara Cruz


