Menu
Redes sociais

Alunos da Escola Crispim Pereira Alencar arrecadam 2,5 toneladas de material reciclável em apenas uma semana

Escola promoveu gincana para colocar em prática os ensinamentos do Programa Coleta Palmas aprendidos em sala de aula. 

Alunos da Escola Crispim Pereira Alencar arrecadam 2,5 toneladas de material reciclável em apenas uma semana

Data da publicação: 04/10/2017



O trabalho de conscientização ambiental feito pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), na Escola Municipal Crispim Pereira Alencar, no Distrito de Taquaruçu, está rendendo os primeiros frutos. Nesta quarta-feira, 4, todo o material reciclável arrecadado durante uma gincana foi recolhido por representantes da Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Região Centro-Norte de Palmas (Ascampa).

 

Papel, plástico e objetos de metal foram recolhidos por alunos de nove turmas do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da última quarta-feira, 27, até a manhã deste  Engajados na causa e ainda mais com o incentivo da premiação com um passeio no Parque Cesamar, para as duas turmas que mais arrecadassem material, os estudantes não mediram esforços e trataram logo de envolver suas famílias, amigos, vizinhos e comerciantes do Distrito para que também fizessem a coleta seletiva do que produzem.

 

Conforme a supervisora educacional Luciana Dias, a ideia da gincana surgiu após um bate-papo realizado na última quarta-feira com os estudantes, sobre sustentabilidade e como funciona o Programa Coleta Palmas, programa de reciclagem desenvolvido pela Prefeitura de Palmas, funciona na prática. “Ficamos surpresos com a quantidade de material arrecadado e com o resultado positivo junto à educação dessas crianças. Muitos até nos procuraram para saber se as ações de coleta seletiva vão continuar na escola, pois eles querem seguir separando os resíduos que produzem em suas casas”, explicou Luciana ao adiantar que uma nova ação está em processo de planejamento para que as turmas menores, do 1º ao 4º ano, também tenham a chance de participar ativamente desse processo. “O passeio foi o incentivo, mas o foco é a educação ambiental que só vem com a execução da prática”, finaliza.

 

De acordo com o associado da Ascampa, Jucian Gonçalves, a gincana rendeu o surpreendente número de 2,5 toneladas de material, em sua maioria composta por papel. Todo o material será levado para a sede da associação e lá passará por um criterioso processo de triagem para a eliminação de rejeitos, caso tenha, e após isso será separado de acordo com as características específicas de cada material.

 

“O papel, plástico e metal possuem algumas particularidades e entre eles existe uma separação básica feita de acordo com o componente. Por exemplo, o papel é basicamente separado entre o tipo branco e o que chamamos de revista, tudo de acordo com a espessura e a forma como foi processado pela indústria”, explicou Gonçalves ao acrescentar que o papel branco será encaminhado para a cidade de Anápolis (GO) e os demais para Brasília.

 

Vencedores

Em primeiro lugar ficou a turma 72.01, formada por alunos do 7º ano. O segundo lugar foi conquistado pela turma 62.01, composta por estudantes do 6º ano e a terceira colocação ficou com a turma 92.01, do 9º ano.

 

O passeio será feito ainda este mês com programação que contará com piquenique, brincadeiras ao ar livre e atividades lúdicas.



Edição: Lorena Karlla