
Alunos da escola municipal Aurélio Buarque promovem Clube de Estudos da Astronomia
Motivados
pela participação nas Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
e pela busca de novos conhecimentos, um grupo de alunos da escola municipal
Aurélio Buarque, localizada no setor Aureny I, em Palmas, criaram o Clube de
Estudos da Astronomia e o batizaram de Hubble.
O
projeto surgiu com a ideia de fundamentar e fomentar a percepção para novos
conhecimentos, por meio de cosmologia e astronomia. “Dúvidas próprias do ser
humano sobre a compreensão do mundo, da sua vida e de sua existência. É um
vasto campo de pesquisa para atrair o interesse dos alunos”, explica o
professor e orientador do grupo, Adauto Ronaldo Cabral e Silva.
Além
dos estudos e participação nas olimpíadas, o grupo está planejando a construção
de um foguete, feito com canos de PVC, garrafas pet, água e ar comprimido para
impulsioná-lo. Eles pretendem participar da Mostra Brasileira de Foguetes
(Mobfog) e fazer um documentário para o lançamento do projétil, previsto para
ainda este mês de maio.
A
estudante Geisana Castilhos Gomes dos Santos, 14 anos, conta que depois do
envolvimento com o Clube Hubble notou
certas mudanças em seu comportamento cotidiano. “Passei a observar mais o céu e
também chego em casa e transmito informações para meu irmão, tento despertar
nele o questionamento para certas coisas que ainda estão sem explicação”.
As
reuniões do clube acontecem mensalmente na biblioteca da escola, no contraturno
das atividades escolares. Escritores como o astrofísico Carl Sagan e o físico
considerado um dos maiores gênios da atualidade, Stephen Hawking, são fontes
teóricas de informações para o conhecimento do grupo. Para não ficar somente
nas teorias, mas, também promover eventos observacionais com o uso de
dinâmicas, as atividades práticas de Astronomia são aplicadas durante os
encontros.
Na
reunião na última sexta-feira, 05, os alunos pesquisaram informações sobre a
viagem de investigação da sonda (radar) Cassini, lançada em 15 de outubro de
1997 a Saturno. Eles apresentaram dados baseados em informações oficiais da
Agência Espacial Americana – National Aeronautics and Space Administration
(NASA) – e discutiram entre o grupo como uma forma de estudo.
“Antes
de participar do clube eu tinha medo do desconhecido. Hoje, eu vejo que não é
algo tão temeroso, é uma porta para a evolução do ser humano”. Explica o aluno
Thiago de Sousa Magalhães, afirmando ainda que acredita na ciência como
principal fonte de conhecimento. “Sinto-me fascinado por robôs que são enviados
da Terra para outros planetas com a missão de explorar e aumentar nosso
conhecimento”, completa o estudante de 14 anos.
Adquirir
conhecimento, além do que é ensinado na escola, é um desafio para esse grupo de
adolescentes fascinados por novas descobertas e curiosidades que vão surgindo
com a tecnologia em evolução. “Nós estudantes é que precisamos compartilhar
conhecimento e promover o debate por meio de grupos. A ciência nos surpreende e
cada vez mais é inimaginável o que vamos ter descoberto no futuro”, declara o
estudante Michel de Abreu Lima, 14 anos.
Hubble
O clube é batizado com o nome do Astrônomo Edwin Powell Hubble e em sua homenagem o Telescópio Espacial Hubble, instrumento mais avançado da história da astronomia, lançado no espaço pela NASA no dia 24 de abril de 1990. (Com informações da Agência Brasil EBC)