21 fevereiro 2022 às 11:13

Alunos da Escola Municipal Henrique Talone colhem milho plantado durante Projeto Germinar

Sob a coordenação da equipe técnica da Semed, os alunos foram orientados acerca da identificação das espigas em ponto de colheita, pois o plantio foi feito em mais de uma etapa e a lavoura apresenta níveis diferentes de desenvolvimento

Alunos do 9º ano da Escola Municipal Henrique Talone, na quadra Arse 24, em Palmas, realizaram na manhã desta segunda-feira, 21, a primeira colheita da lavoura de milho plantada na unidade durante as atividades do Projeto Germinar.

Sob a orientação da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Bonfim dos Reis, Jéssica Cavalcante, Saulo Sena e Argileu Mafra, os alunos tiveram informações acerca da identificação das espigas em ponto de colheita, pois o plantio foi feito em mais de uma etapa e a lavoura apresenta níveis diferentes de desenvolvimento. Os estudantes aprenderam que o milho maduro é voltado à alimentação animal, e que para o uso na merenda escolar a espigas devem estar ainda verdes, mas não muito. Há um ponto considerado ideal para que o milho possa ser cozido ou usado na preparação de pratos.

“Uma das formas de identificação da espiga é pelo cabelo do milho. Se puxar e sair, está no ponto. Dá para identificar também pelo tamanho, e ao apalpar da espiga”, orientou o técnico Bonfim dos Reis. Outra orientação é quanto à necessidade de derrubar o pé de milho após a colheita das espigas. São esperadas mais cinco colheitas das plantas que ainda estão em desenvolvimento.

O Leandro Gomes, aluno da escola, explica que o plantio das sementes e a adubação foi feita por outras turmas. “A nossa turma está fazendo a colheita. É um projeto muito interessante, pois além de podermos consumir este milho em nossa merenda, eu aprendi sobre a forma de polinização das plantas e a identificação das espigas em ponto de colheita”, explicou.
 

Tags: