Alunos da Escola Municipal Thiago Barbosa passam a ter lanche reforçado
A partir de segunda-feira,
A primeira medida está relacionada à qualidade da merenda e sua quantidade. “Uma boa alimentação influência no aprendizado do aluno, por isso sempre procuramos melhorar as refeições oferecidas na escola”, explica Wender. Antes, a escola fornecia um lanche extra somente 12 alunos, oriundos da zona rural. “Agora conseguimos estender aos demais estudantes, devido aos recursos suficientes
O lanche extra será oferecido às 7hs, logo na chegada dos alunos do turno matutino. “É um café da manhã reforçado”, enfatiza o diretor. E, às 10 horas, será servida a merenda que a escola já ofertava normalmente. “Para os alunos do vespertino, que almoçam em suas casas, a estratégica adotada é oferecer uma merenda reforçada, uma espécie de jantar antecipado”, explica Wender.
Para garantir uma alimentação saudável, o diretor frisa que o cardápio teve que ser adaptado e contou com a colaboração da Fundação Bradesco. A escola deu prioridade para frutas, legumes, sucos e salada. “Para o período de verão, quando o tempo é muito quente e seco, as sopas e ingredientes com baixo poder de hidratação foram abolidos”, diz ele.
Além disso, uma horta, batizada de Cheiro Verde, foi criada, sendo que a maioria das hortaliças e folhas usadas na fabricação da merenda é retirada deste local. “A horta é cuidada pelos alunos e, durante a semana, recebe muitas visitas dos pais e da comunidade”. A manutenção da horta é realizada pelo minhocário. “Só usamos adubo orgânico”, ressalta o diretor.
De acordo com o diretor, o lanche que mais sucesso faz entre os alunos é o arroz com carne de sol, mandioca, salada e melancia como sobremesa. E, para o período de