A pequena Isabela recebeu seu exemplar das mãos das professoras que a acompanharam ao longo do projeto – Foto: Karina França
Educação de Palmas
29 novembro 2025 às 10:17

Alunos da ETI João Beltrão realizam noite de autógrafos após produzirem seus próprios livros

Projeto, que envolveu 60 alunos, despertou o encantamento das crianças pelo universo literário

Encerrando um ano de descobertas, criatividade e amor pela leitura, a Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) João Beltrão, em Taquaruçu Grande, celebrou na noite desta sexta-feira, 28, seus pequenos grandes escritores. Ao todo 60 crianças apresentaram seus próprios livros durante a noite de autógrafos do projeto ‘Leitura na Ponta da Língua e Escrita na Ponta do Lápis’.

O projeto, que teve como objetivo principal estimular o gosto pela leitura e pela escrita nos alunos do 1º ano, envolveu uma série de atividades que despertaram o encantamento das crianças pelo universo literário. Ao longo do ano, os alunos participaram de momentos de leitura compartilhada, reconto de histórias, rodas literárias e vivências criativas que ampliaram a imaginação e fortaleceram o vínculo com os livros.

Um dos destaques foi a produção dos livros autorais, todos escritos e ilustrados pelos próprios estudantes. A exemplo da aluna Isabela Alves Silva, de apenas 7 anos, que escreveu sozinha o livro ‘A menina que não gostava de ir à escola’, cada criança se tornou autora da sua própria obra, algumas escrevendo sozinhas e outras com apoio das professoras.

Familiares e parceiros

As turmas confeccionaram sacolas literárias, utilizadas para levar os livros para casa, juntamente com fichas de leitura que incentivaram o reconto das histórias a colegas e familiares. Além disso, a parceria com a ONG Estante Mágica garantiu a impressão de todas as obras, tornando o sonho das crianças de ver seus livros publicados uma realidade. 

O projeto

Uma das coordenadoras do projeto, a professora Lílian Freitas de Araújo, falou sobre como surgiu a iniciativa. “No início do ano, percebemos que muitos não tinham cuidado com o livro didático: abriam de qualquer forma e rasgavam. Então criamos uma estratégia para que eles entendessem a importância do livro. E deu certo. Hoje eles levam o livro para casa e ele volta intacto. Esse processo desenvolveu não só o cuidado, mas também o gosto pela leitura”, explicou.

A secretária municipal da Educação, Anice Moura, destacou a importância de ações que despertam o interesse pela leitura desde cedo. “É uma honra participar desse momento e agradeço a equipe por incentivar, inspirar e possibilitar um futuro melhor às nossas crianças. Essa semente plantada ainda dará muitos frutos. Pais, incentivem a leitura, façam com que eles deixem um pouco as telas de lado”, reforçou a gestora.

Texto: Vania Machado

Edição: Iara Cruz

A pequena autora Isabela escreveu seu livro sozinha – Foto: Karina França
Secretária Anice Moura falou da importância de reduzir telas e incentivar a leitura – Foto: Karina França
A noite de autógrafos para celebrar os pequenos autores reuniu familiares e educadores – Foto: Karina França
Toda equipe pedagógica da ETI João Beltrão se engajou no projeto – Foto: Karina França