Autores: Michelly Rodrigues, Ester Mourão, Victor José, Evellyn Rodrigues, Ysabela Soares, Emilli Eduarda, Sara Rebeca e Juliana Moraes – Foto: Juscelene Melo
Educação de Palmas
27 maio 2025 às 15:54

Alunos da ETI Santa Bárbara lançam coletânea literária autoral 

Obra, lançada na segunda-feira, 26, é baseada em histórias vivenciadas pelos pequenos autores; evento contou com a presença do prefeito Eduardo Siqueira Campos

Uma noite de aplausos e incentivos foi vivenciada por oito alunos do 5º ano da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Santa Bárbara, na noite desta segunda-feira, 26, com o lançamento do livro ‘Se eu contar ninguém acredita’, uma coletânea com nove histórias vivenciadas pelos autores, todos com idades entre nove e 10 anos. O evento contou com a presença do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, da secretária da Educação de Palmas, Débora Guedes, gestores, educadores, servidores e comunidade escolar. 

Durante o evento, Eduardo Siqueira Campos disse que o livro o inspirou a retomar a escrita e a concluir um conto infantil. “Estou encantado com vocês, especialmente porque escolheram ler e escrever em um tempo de inteligência artificial e tantas coisas tecnológicas como as telas e celulares. Torço para que o exemplo que essa escola dá hoje se multiplique em todas as nossas unidades, que os alunos vençam as barreiras e consigam colocar no papel os seus sentimentos. E eu confesso que ainda não consegui isso. Há muito tempo, escrevi um conto infantil que se chama ‘A Raposa e a Praça dos Girassóis’, mas ainda não tive coragem de publicar. Vocês me encorajaram a retomar esse projeto”, relatou o prefeito.

A secretária Débora Guedes falou do seu orgulho de estar à frente de uma pasta que é referência em educação e parabenizou a participação e o incentivo das famílias na produção do livro. “Quero ressaltar aqui o meu orgulho por estar diante de alunos que são protagonistas da sua própria história. É isso que estamos buscando, uma educação que valoriza os talentos. E nós estamos vendo aqui o resultado de um trabalho belíssimo. Parabenizo todos os envolvidos nesse projeto, especialmente os professores que idealizaram, organizaram e acreditaram que seria possível”, destacou. 

O diretor da unidade educacional, Madian Rocha Santos, lembrou toda a trajetória para a publicação da coletânea e disse estar feliz com a concretização de um sonho, tanto dos alunos quanto da comunidade escolar. “Desde o ano passado estávamos trabalhando na produção do livro, mas graças a Deus este ano conseguimos publicá-lo. Hoje temos até venda, e estamos analisando a disponibilidade em algumas plataformas digitais, inclusive”, destacou.

O bibliotecário da ETI Santa Bárbara e um dos idealizadores do projeto, Uagno Lima, disse que a ideia de escrever um livro surgiu em 2023, quando ele criou um projeto chamado ‘Campeões de Leitura’, baseado em três pilares: leitura, escrita e oralidade. “Os alunos tinham que fazer um resumo do livro lido, e depois contar a história. Isso foi trabalhado durante dois anos para que eles pudessem construir a habilidade de escrever e aqui estamos com o primeiro de muitos que ainda virão”, comemorou.

O Livro

O livro ‘Se eu contar ninguém acredita’ é uma coletânea de nove histórias vividas pelos autores. Alguns dos contos são ‘Todo mundo ama meu irmão”, de Michelly Rodrigues; ‘Caçadores de Tatu’, de Ester Mourão; ‘Engenheiro de papelão’, de Victor José; ‘O mistério do hotel mal-assombrado’, um dos dois contos de Evellyn Rodrigues; ‘A menina do barro’, Ysabela Soares; uma pequena autobiografia da Emilli Eduarda; ‘A menina que não come carne’, de Sara Rebeca e ‘O dia que fritei minhas duas mãos na frigideira’, de Juliana Moraes.

Texto: Juscelene Melo
Edição: Iara Cruz

Eduardo Siqueira Campos, educadores e autores durante lançamento de livro infantil, na ETI Santa Bárbara
Prefeito Eduardo e alunos da ETI Santa Bárbara, autores de livro infantil – Foto: João Lino Cavalcante
Coletânea conta com nove histórias vividas pelos autores – Foto: Juscelene Melo