Menu
Redes sociais

Alunos da rede de ensino municipal são selecionados para semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa

Alunos da rede de ensino municipal são selecionados para semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa

Data da publicação: 03/11/2014


Os alunos Gabriel Fernandes Mendes, 15 anos, da Escola Antônio Carlos Jobim, e Elícia Gabriela Leal Ioiô de Araújo, 12 anos, da Escola Beatriz Rodrigues da Silva, foram selecionados para a semifinal da 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro. A Olimpíada é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, que busca aprimorar a prática didática de professores de Língua Portuguesa e desenvolver competências de escrita nos alunos e contribuir com a qualidade do ensino público. A iniciativa tem a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

 

O estudante Gabriel disputará a seminal na categoria Crônicas, com a poesia “Nossos rivais”. Ele viaja na próxima segunda-feira, 10, para Porto Alegre, acompanhado da professora Keila Maria Gonçalves, que orientou a elaboração do trabalho.

 

Já Elícia Gabriela disputa a semifinal na categoria gênero textual Memórias Literárias, com o texto “O pedregulho Guerreiro”, desenvolvido sob orientação da professora Gislâine Paula Teixeira. Erlícia e Gislâine viajaram nesta segunda-feira, 03, para Maceió, onde vão participar da seleção.

 

Para a professora Telma Rejane Leal Ioiô, também mãe de Erlícia, a participação da filha é um incentivo para os alunos da Escola. “Estamos muito felizes por ter chegado a semifinal e a escola espera que o resultado seja bem melhor. É muito gratificante, principalmente por saber que faço parte desta equipe e da conquista”, disse.

 

A etapa final está marcada para acontecer no dia 1º de dezembro deste ano, em Brasília. Nesta etapa serão anunciados os 20 vencedores nacionais. Os alunos e professores escolhidos receberão medalhas de ouro, um notebook e uma impressora. As escolas nas quais estudam serão contempladas com laboratórios de informática, compostos por dez microcomputadores e uma impressora, além de um projetor, telão e livros.