
Alunos da Rede Municipal de Ensino participam da abertura dos Jogos Estudantis do Tocantins
A solenidade foi realizada no complexo esportivo da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso
Estudantes das Escolas de
Tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira, Almirante Tamandaré, I Padre Josimo, Jorge
Amado, Marcos Freire, Caroline Campelo e escolas municipais Darcy Ribeiro,
Thiago Barbosa, Sávia Fernandes, Antonio Gonçalves Filho e Crispim Alencar
participaram nessa segunda-feira, 29, da abertura da etapa regional de Palmas
da 29ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs) e da 6ª edição dos Jogos
Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets).
A solenidade, que contou com
a participação dos professores de Educação Física responsáveis pelo treinamento
dos alunos atletas, foi realizada no complexo esportivo da Escola Estadual
Professora Elizângela Glória Cardoso.
Os atletas da rede municipal
irão competir nas modalidades tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez e
atletismo. São escolhidos entre os alunos que apresentam maior desenvoltura nas
aulas de educação física, e que passam a receber um treinamento específico
visando à participação nos jogos. No total, são 187 alunos municipais
competindo nas modalidades coletivas e 72 nas modalidades individuais.
Devido à faixa etária predominante
das unidades de ensino palmense, a maior parte dos alunos atletas do município
está entre os 12 e 14 anos, enquanto nas escolas da rede pública estadual e
particular predominam competidores entre 15 e 17 anos.
As competições iniciam nesta
terça-feira, 30, com as modalidades individuais. As modalidades coletivas
acontecem até o dia 12 de maio.
Idealizado pela Secretaria
de Estado da Educação em 1989, os Jogos Estudantis do Tocantins se tornaram um
importante instrumento de desenvolvimento das habilidades físicas dos
estudantes, além de promover a integração e inclusão social.
Já os Jogos Estudantis
Paradesportivos do Tocantins (Parajets), realizados desde 2014, visam fomentar
o esporte escolar adaptado, a interação social e o desenvolvimento das aptidões
de estudantes com deficiência física, visual e intelectual.