
Alunos da rede municipal de Palmas participam da segunda fase da Obmep neste sábado, 15
Cerca de 592 alunos distribuídos em 25 escolas da rede municipal da educação de Palmas estão classificados para a segunda fase
Cerca de 592 alunos distribuídos em 25 escolas da rede municipal da
educação de Palmas estão classificados para a segunda fase da Olimpíada
Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e vão participar do
certame neste sábado, 25, a partir das 14h30 nas unidades educacionais.
Na Escola Municipal Henrique Talone, 24 alunos vão participar do
certame. O professor de Matemática Ciro Rômulo Barbosa Bucar, buscando garantir
melhores resultados, tem desenvolvido simulados, solução de exercícios,
gincanas, seminários, dinâmicas e jogos para aumentar o nível de aprendizagem
dos alunos e elevar os indicadores da unidade educacional. “Nossa escola foi a
que mais evoluiu no Ideb, dentre as da rede municipal de ensino de Palmas, e a
Matemática contribuiu efetivamente para que isso acontecesse”.
Para comprovar a análise do professor Ciro, sobre o crescimento da
escola onde leciona, de acordo com os resultados de proficiência da Prova
Brasil, em Matemática, a Escola Henrique Talone alcançou 262,74 pontos nas
séries iniciais e 317,03 nas séries finais, acima da média estadual e
municipal. A rede municipal de Palmas, em Matemática, alcançou 239,29 nas
iniciais e 279,04 nas finais. Já a rede estadual vem abaixo com 225,98 e
251,85, respectivamente.
Quem tem se preparado para as provas da Obmep são as alunas do 9º ano
Melli Marissa, 13 anos, e Hellen Fuza, 14. “O professor sempre dá exemplos nas
aulas e mostra na prática. Ele ajuda muito sobre a oportunidade que temos para
aproveitar o máximo possível do tempo”, conta a estudante Hellen. Sua colega de
turma, Melli, lembrou que ficava pensando sobre como a Matemática poderia
ajudar em seu cotidiano. “Já presenciei problemas na Matemática que acho que
nunca serviriam para minha vida, mas vi uma utilidade de determinada situação
sendo útil com os problemas que resolvemos em sala de aula”, declara a aluna do
professor Ciro Rômulo.
“São 50 minutos de aula 100% aproveitados com a vivência de Matemática,
certamente nossos alunos vão alcançar resultados positivos”, garante o
educador.
A Olimpíada é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e
Aplicada (Impa) e tem como objetivo melhorar a qualidade da educação básica por
meio do estímulo do ensino da matemática por meio de competições, identificando
jovens talentos para a ciência em geral, entre alunos de escolas das redes
públicas e privadas.
(Edição e postagem: Iara Cruz)