Alunos da rede municipal participam da colheita do milho do Projeto Germinar
Produção é utilizada para enriquecer a alimentação servida nas escolas públicas da Capital
Professores e alunos das Escolas Municipais Antônio Gonçalves de Carvalho Filho, situada na Arso 111 (1.103 Sul), e Beatriz Rodrigues da Silva, na Arno 42 (405 Norte), participaram nesta terça-feira, 27, da colheita do milho, cujo plantio foi realizado nas unidades há três meses, por meio do Projeto Germinar. Os alimentos são utilizados para enriquecer a alimentação servida nas escolas da rede municipal de ensino da Capital.
A coordenadora de Projetos e Programas da Escola Antônio Gonçalves, Simone Negreiros, destacou que a colheita teve início na semana passada e trouxe muita satisfação a toda comunidade escolar. “Hoje, além de colher os alimentos frescos, os alunos puderam apreciar o milho cozido durante o lanche. Estamos muito felizes em proporcionar esta experiência, pois o plantio e a colheita de forma orgânica trazem alegria e bem-estar a todos nós. Esperamos, assim, oportunizar aos alunos a experiência de lidar com a terra e vê-la produzindo e alimentando quem precisa”, ressaltou a professora.
Além das Escolas Antônio Gonçalves e Beatriz Rodrigues, receberam o plantio de milho e desde a última semana participam da colheita as seguintes unidades educacionais: Escola de Tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira de Mello, Escola Municipal Henrique Talone e Escola Municipal Monteiro Lobato. Os alunos dessas unidades tiveram aulas práticas ministradas pelos profissionais do Germinar, conciliando o conhecimento adquirido na teoria com a prática diretamente no local, propiciando, assim, um entendimento de todas as fases da produção.
O projeto
O Germinar utiliza os espaços livres das escolas da rede municipal para a produção de alimentos que irão enriquecer o cardápio da merenda. Todas as etapas da produção, como plantio, adubações de cobertura e colheita, são realizadas pelos alunos que recebem noções de cultivo e cuidado. Os locais também são utilizados como salas de aula ao ar livre, podendo comportar vivências e experiências em diversas disciplinas, sobretudo, ciências naturais.