17 abril 2015 às 15:56

Alunos da rede pública de ensino recebem representantes de três etnias indígenas do Tocantins

A Escola Municipal de Tempo Integral Olga Benário, localizada na quadra 603 sul, realizou nesta sexta-feira, 17, uma programação especial em comemoração ao Dia do Índio e também iniciou as atividades do projeto Eco Enduro – Povos Indígenas. A escola recebeu nesta manhã 13 indígenas de três etnias, Javaê, Xerente e Karajá, que estiveram em sala de aula junto com os alunos e professores fazendo uma troca de vivência, contação de estória e linguagem indígena.

 

A programação iniciou com um momento cívico em homenagem ao Dia do Índio, onde houve apresentação dos alunos e falas dos representantes das etnias presentes no evento. Cada turma recebeu um indígena, que na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas e saber mais sobre a vida, cultura e a língua dos indígenas.

 

Para o aluno do 1º ano do ensino fundamental, Yohanan Guimarães Arruda Bonifácio, de 6 anos, esse contato pessoal com os índios ajuda ele entender melhor a cultura indígena. “Estou gostando muito de ter eles aqui com a gente, quero saber mais sobre as lutas e jogos indígenas e também conhecer mais a cultura”, disse o aluno.

 

A diretora Gleiva Giuvannucci Alves, ressalta que o evento é muito relevante não só para homenagear o Dia do Índio mas também para preparar os alunos para os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, onde a cidade de Palmas sediará a realização do evento esportivo mundial. “Estamos preparando nossos alunos para receber esses povos que vem do mundo inteiro. Mobilizando a comunidade escolar a respeito de como vivem, seus costumes, sua cultura e também informar aos nossos alunos quais e quantas são as etnias que existem no Tocantins”, ressaltou a diretora.

 

Projeto Eco Enduro – Povos Indígenas

 

O projeto Eco Enduro / Edição 2015, tem como objetivo promover uma reflexão crítica acerca da diversidade étnica, social e cultural dos povos indígenas no Brasil e no mundo. Este projeto é uma ação interdisciplinar, presente no projeto Político Pedagógico da Escola desde 2012 e este ano tem como proposta despertar para a importância da valorização da cultura indígena. O projeto iniciou em Março com as pesquisas teóricas e segue até novembro quando será realizada a avaliação Eco Enduro.

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