27 setembro 2017 às 10:49

Alunos do Cmei Pequeno Príncipe assistem à palestra de trânsito ministrada pela PRF

Alunos do 1º e 2º períodos do Cmei receberam orientações sobre uso do cinto de segurança e a forma correta de atravessar faixa de pedestre

A rotina da manhã desta quarta-feira, 27, no Cmei Pequeno Príncipe, localizado na Arno 43, foi divertida e de muito aprendizado sobre as regras e leis de trânsito. Isso porque uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve na unidade para ministrar palestra educativa para os alunos do 1º e 2º períodos, com idade de quatro a cinco anos. A ação integra o projeto Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran), parceria entre a EIT e a PRF,  voltado à educação para o trânsito.


O uso de cinto de segurança, do capacete e a forma correta de travessia na faixa de pedestre foram alguns dos assuntos da palestra ministrada pelo policial rodoviário federal, chefe da Educação para o Trânsito, Almir Eustáquio da Silva. “A ideia é ensinar as regras de sinalização do trânsito, urbanidade e assim tentar criar uma cultura de segurança viária de forma a reduzir o número de acidentes e impactar a saúde pública. Por isso, começamos com as crianças que serão os futuros condutores de veículos”, explicou.


A supervisora escolar do Cmei Pequeno Príncipe, Maria Iva, destacou que o tema trânsito está sendo tratado nas salas de aula dos alunos do 1º e 2º períodos e berçário II desde o início da semana. “Estamos trabalhando a temática e já podemos perceber a interação dos alunos durante a palestra. As atividades que eles estão realizando envolvem o tema trânsito na sua transversalidade, ou seja, eles aprendem nas tarefas de linguagem oral e escrita, conhecimento lógico-matemático, natureza, sociedade e artes”, detalhou.

 

Projeto em três unidades escolares


Segundo Silva, o projeto Fetran foi iniciado no início deste ano e em cada mês são desenvolvidas ações diversificadas em três unidades educacionais do Município. Neste segundo semestre, o trabalho está sendo diretamente com as crianças do CMEI Pequeno Príncipe, Escola Municipal Henrique Talone e Escola de Tempo Integral (ETI) Anísio Spínola Teixeira, que no último dia 22, firmou parceria com a PRF para a implantação nos pátios e corredores da unidade escolar, de pistas de trânsito com placas de sinalização.

Tags: