16 setembro 2014 às 16:46

Amastha destaca planejamento durante apresentação do Plano de Ação João Pessoa Sustentável

Na tarde desta segunda-feira, 15, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, participou da apresentação do Plano de Ação João Pessoa Sustentável. O evento aconteceu em João Pessoa (PB) na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

 

O plano, que tem como meta crescer com planejamento e sustentabilidade, foi apresentado pelo prefeito daquele Município, Luciano Cartaxo. O plano é fruto da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES), projeto do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), e vai mostrar os pontos de investimentos prioritários para que a cidade possa se desenvolver de maneira equilibrada.

 

Na ocasião, Luciano Cartaxo também trocou experiências com gestores de outras capitais que estão recebendo a iniciativa, como o prefeito de Palmas Carlos Amastha e de Goiânia (GO). O debate foi mediado pelo editor chefe da National Geographic Brasil, Mathew Shirts.

 

O chefe do Poder Executivo da Capital tocantinense destacou que desde outubro de 2012, buscava o apoio do BID para inclusão de Palmas no programa. “Antes mesmo de tomar posse já estava em busca deste apoio, pois nossa cidade é jovem, possui apenas 25 anos, e a ICES traz a possibilidade de crescer de forma correta, com planejamento”, afirmou o Amastha.

 

João Pessoa

 

A cidade de João Pessoa é a primeira a integrar oficialmente a Plataforma Cidades Emergentes e Sustentáveis do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), programa em parceria com a Caixa Econômica Federal que promove a sustentabilidade financeira e ambiental e que pretende alcançar 50 cidades da América Latina e do Caribe até 2015.

 

Além de João Pessoa, as cidade de Palmas (TO), Goiânia (GO), Florianópolis (SC) e Vitória (ES) serão as próximas a serem contempladas com um plano de ação nos mesmos moldes do que foi apresentado em João Pessoa. (Com informações da Secom de João Pessoa)