Arena do Conhecimento traz o papel da imprensa no combate à Covid-19

Jornalistas discutiram os desafios enfrentados pela mídia durante a crise de proliferação do novo vírus

Arena do Conhecimento traz o papel da imprensa no combate à Covid-19

Jornalistas discutiram os desafios enfrentados pela mídia durante a crise de proliferação do novo vírus

Diante do cenário de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a imprensa se viu mais uma vez com um papel ativo na divulgação e cobertura dos acontecimentos relacionados à proliferação da doença. Informação de qualidade e credibilidade tem sido mais uma aliada no combate a este mal. E para debater a atuação dos jornalistas neste momento, a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) convidou três profissionais de veículos e também em assessoria de comunicação para discutir os desafios enfrentados pela mídia durante a crise de proliferação do novo vírus dentro da programação da Arena do Conhecimento Fesp, nesta quinta-feira, 03 .

Mediada pela presidente da Fesp, Marttha Ramos, a mesa redonda com o tema ‘Comunicação e Informação em Saúde’, contou com a participação da jornalista Vilma Nascimento que é a coordenadora do Portal G1 Tocantins, o superintendente de Comunicação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Kléber Abreu, além do jornalista Márcio Rocha – editor chefe do Portal Folha Capital. Em suas falas, os profissionais relataram as mudanças na rotina e nos ritos da cobertura jornalística nesse período de pandemia.

Em sua fala, Vilma Nascimento relembrou os primeiros momentos de cobertura no Tocantins dos casos confirmados de Covid-19. “O nosso start foi quando surgiu o primeiro caso no Estado, seguido da primeira morte. Tivemos que nos organizar de forma diferente para levar informações confiáveis e atualizadas ao público sobre os casos, os tratamentos, as orientações de cuidados e as medidas de segurança”, comentou a jornalista.

Márcio Rocha destacou o aumento da busca por informações nos veículos tradicionais de comunicação.  “Houve uma procura maior pelos veículos com credibilidade devido ao número elevado de fakes news e notícias tendenciosas nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens”, observou o profissional, acrescentando que o cidadão consumiu muitas informações falsas inicialmente.

Para Kléber Abreu a pandemia trouxe o caos, mas também benefícios para muitas áreas. “Foi possível observar que apesar das mazelas que a pandemia evidenciou, ela conseguiu estimular a universidade na produção e divulgação da ciência e pesquisa, além de produtos e serviços tecnológicos. Ela conseguiu também fazer com que a comunidade acadêmica desse respostas à sociedade, com soluções e produção de equipamentos que contribuam na prevenção da Covid-19”, pontuou Abreu.