10 junho 2009 às 13:54

Aterro Sanitário de Palmas recebe visita de agentes da Vigilância Sanitária de municípios tocantinenses

Na manhã dessa quarta-feira, 10, agentes da Vigilância Sanitário de 19 municípios tocantinenses fizeram uma visita técnica ao Aterro Sanitário de Palmas. A visita foi acompanhada pelo engenheiro e lixólogo João Marque, responsável pela operação do local.


 


Na oportunidade, os agentes conheceram na prática a operacionalização de um Aterro Sanitário. “O nosso município tem um aterro controlado e hoje eu pude ver a grande diferença que é dele para um Aterro Sanitário, que segue todas as normas ambientais”, frisou o fiscal da Vigilância Ambiental de Paraíso, Aidenilson Galberto.


 


A visita fez parte da atividade de campo da capacitação em Levantamento e Identificação de Área no Solo Contaminado, oferecida pela Vigilância em Saúde Ambiental do Estado. Edna Moreira Soares, bióloga e coordenadora da capacitação, lembrou que no Tocantins apenas três cidades tem Aterro Sanitário, os demais tem aterros controlados ou verdadeiros “lixões a céu aberto”. “O de Palmas é referência para os demais 138 municípios tocantinenses”, frisou a bióloga.