Atletas de escolas municipais de Palmas vão representar o Tocantins nas Olimpíadas Escolares Nacional
Cerca de 45 alunos-atletas de escolas municipais de Palmas irão representar o Tocantins durante as Olimpíadas Escolares Nacional, que será realizada em Poços de Caldas, Minas Gerais, no período de 06 a 15 de setembro. Os alunos-atletas foram convocados depois de vencerem a etapa estadual dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs).
Na primeira etapa da competição (12 a 14 anos), que compreende as modalidades individuais e acontecerá no período de 06 a 09 de setembro, 23 alunos-atletas representarão o Estado nas modalidades de atletismo e judô no gênero masculino e feminino, natação masculino, ciclismo, xadrez e ginástica rítmica. O destaque deste ano dos Jets, ficou por conta das ginastas da Escola Municipal Anne Frank, que serão as únicas representantes do estado na modalidade.
Na segunda etapa da competição (modalidades coletivas), realizada no período de 10 a 15 de setembro, o Tocantins será representado pelas equipes de basquetebol masculino da ETI Pe. Josimo Tavares e feminino da Escola Municipal Anne Frank.
Relação de alunos/atletas representantes das escolas municipais
Modalidades individuais
Atletismo masculino
Jonnis Olavo Oliveira – Escola Tom Jobim
Lucas do Vale – ETI Pe. Josimo Tavares
Atletismo feminino
Kaliane Rodrigues Alves – ETI Pe. Josimo Tavares
Tatiane Alves – escola Sávia Fernandes
Milena Geovana – ETI Eurídice Mello
Maria Eduarda – ETI Pedro Piagem
Jakeliny Soares – escola Jorge Amado
Sacha Alves Araujo – ETI Pedro Piagem
Thays Barbosa – escola Sávia Fernandes
Judô masculino
Pedro Vilarinho – escola Anne Frank
João Victor Lira Rosa – ETI Eurídice Mello
Judô feminino
Raquel da Paz Santos – ETI Pe. Josimo Tavares
Lorrany Soares da Silva – ETI Eurídice Mello
Natação Masculino
Ricardo Guarda – ETI Pe. Josimo Tavares
Andrick Carvalho – ETI Pe. Josimo Tavares
João Pedro Bastos – ETI Pe. Josimo Tavares
Ciclismo
Marcelo Carter de Souza – ETI Pedro Piagem
Karina Rosa dos Santos – ETI Pedro Piagem
Xadrez
Isabel Mendes da Silva – ETI Pe. Josimo Tavares
Ginástica Rítmica
Amanda Figueiredo – escola Anne Frank
Bruna Almeida – escola Anne Frank
Lorrany de Paula – escola Anne Frank
Nathalia Vieira – escola Anne Frank
Modalidades coletivas
Basquetebol Masculino
Equipe da ETI Pe. Josimo Tavares
Basquetebol Feminino
Equipe da escola Anne Frank
Olimpíadas Escolares
As Olimpíadas Escolares são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. Desde o seu primeiro ciclo (2005-2008) reúne milhares de alunos/atletas de instituições de ensino públicas e privadas para uma competição de abrangência nacional.
O evento é realizado em duas etapas – em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas. Este ano, a etapa de 12 a 14 anos contará com a disputa de 13 modalidades: Atletismo, badminton, ciclismo, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez nos gêneros feminino e masculino, ginástica rítmica somente no gênero feminino, basquetebol, futsal, handebol e voleibol. A de 15 a 17 anos também terá 13 modalidades: incluindo o taekwondo e o voleibol de praia, mas não contará com o badminton e a luta olimpíca. Durante os dias de disputa haverá também uma programação intensa direcionada aos participantes, com uma série de atividades culturais, educativas e sociais. (Com informações do COB)