02 julho 2021 às 18:52

Atletas do ciclismo integram ação para restauração ambiental de trecho do Ribeirão Taquarussu Grande

Entidades vão se reunir para lançar projeto que contará com diversas etapas; neste sábado, 3, será realizado um mutirão de limpeza no local

 

O engajamento da comunidade com o Programa Água Viva, da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), resultou numa ação em prol do Ribeirão Taquarussu Grande, um dos principais corpos hídricos de Palmas. Neste sábado, 3, técnicos da FMA, membros da Federação Tocantinense de Triathlon (FTTri), da Associação Água Doce e de equipes de ciclismo da Capital participam do lançamento do Projeto de Revitalização do Trecho do Ribeirão, um dos braços do programa.

 

A ação deste sábado terá como ponto principal um mutirão de limpeza na região do ribeirão, e marca o início do projeto de restauração do curso d’água na região. O trabalho inicia com um pedal (ciclismo) de Palmas até o local, logo no início da manhã, seguido do mutirão de limpeza.

O Projeto de Revitalização, no entanto, será composto de várias etapas. A próxima inclui a abertura de faixas de contenção (curvas de nível) para desviar a água das chuvas, evitando que elas descarreguem diretamente dentro do ribeirão, provocando erosão.

Esse trabalho deve ser feito antes do início do período chuvoso e inclui ainda o plantio de vegetação rasteira, tipo grama, para segurar o solo. Na sequência, quando iniciar o período das águas, o terreno será preparado para receber o plantio de mudas de árvores nativas, típicas do Cerrado.

Para o biólogo e responsável pelo Programa Água Viva, Marcelo Grison, a proteção das áreas de preservação permanentes demanda um cuidado constante e o engajamento da comunidade. “Esse é um trabalho da rotina e requer adesão não só do poder público, mas de toda comunidade”, afirmou.

Já o presidente da Fundação de Meio Ambiente, Fábio Chaves, lembrou que este é mais um dos programas que compõem a política ambiental de Palmas. “A proteção e preservação ambiental faz parte de nossa rotina, não só como poder público, mas especialmente como cidadãos. E, é nossa responsabilidade preservar nossos recursos naturais”, argumentou Fábio Chaves.

O presidente lembrou ainda que a água é um recurso finito e essencial. “Precisamos cuidar para que não tenhamos que conviver com a escassez”, alertou.

Parceria

A participação da FTTri e dos atletas do ciclismo deriva de uma parceria assinada com a FMA recentemente, para sinalização e identificação dos corpos hídricos ao longo da trilhas de ciclismo em Palmas. A intenção é oferecer melhores condições de acessibilidade e segurança aos atletas.

Também deve resultar desse trabalho, o fomento ao turismo de aventura/ambiental, incremento de atividades econômicas na região, dentre outras.

Para o vice-presidente da Federação de Triathlon, Sérgio Henrique, a parceria é de grande relevância. “Agora nesse período de pandemia observamos um crescimento na procura pelo ciclismo, muita gente vai de bike para Taquaruçu e nossa ideia com essa parceria é fortalecer essa atividade em nossa cidade, por meio de vias mais seguras e sinalizadas e ainda colaborar para o desenvolvimento econômico, social e ambiental”, comentou o vice-presidente.