22 outubro 2015 às 10:23

Aumenta número de participantes no grupo da terceira idade nos Cras

O atendimento ofertado às pessoas com mais de 60 anos de idade através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Diretoria de Proteção Básica, tem atraído mais interesse da população prova disso é que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários para Idosos (SCFVI) tem chamado à atenção dos idosos atendidos nos Cras, por conta dos eventos culturais que vem acontecendo com maior frequência. 

 

Além das atividades desenvolvidas nas unidades para os grupos familiares do SCFVI, foi desenvolvido o projeto “Convivência e Fortalecimento de Vínculos através da Arte”, que promove a inserção dos idosos em situação de vulnerabilidade social, por meio de sessões de cinema, teatro e visitas as atividades culturais, atividades físicas, bailes e oficinas. Só no Cras do Morada do Sol, o número de idosos passou de 50 para 70 frequentadores.

 

A titular da Sedes, Eliane Campos, atribui o aumento de idosos que passaram a frequentar os Cras, aos cursos de capacitação para um melhor atendimento nos programas sociais e ao desempenho e dedicação desses profissionais.

 

“Com esta mudança, continuamos atendendo um maior número de idosos. A equipe técnica dos Cras desenvolve atividades diversas como oficinas, jogos, rodas de conversas e atendimento psicológico. Percebemos que nossos idosos  buscavam cada vez mais por novidades e apresentamos novas alternativas, em que desenvolvemos vários projetos paralelos, como encontros intergeracionais, comemorações em datas especiais e passeios em pontos turísticos. A mudança abriu oportunidades para novos interessados”, explica a secretária.

 

Segundo o Diretor de Proteção Básica, Valmir Inácio, hoje os Cras estão desenvolvendo várias atividades culturais com impactos positivos, que repercutiram entre os idosos do SCFV.  “Toda ação trata-se de um projeto Sociocultural através da arte e tem como objetivo a inserção sociocultural do cidadão da terceira idade, integração com as crianças e os adolescentes que vêm gerando um melhor convívio e integração entre os grupos”, enfatiza.

Tags: