Encontro com autor tocantinense ressaltou a importância de levar a literatura regional para as salas de aula – Foto: Divulgação
Encontro com Escritor
27 fevereiro 2025 às 15:38

Autor tocantinense ganha espaço no Café Literário das escolas da rede pública de Palmas

Leonardo Póvoa doa 800 livros e apresenta sua nova obra, “O Ipê e a Sabiá”, durante reunião com técnicos da Secretaria de Educação

Durante encontro com a equipe técnico-pedagógica da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizado no gabinete da secretária-executiva Maria José Diniz na manhã desta quinta-feira, 27, o escritor Leonardo Póvoa apresentou seu mais recente livro, O Ipê e a Sabiá, parte de sua coleção de literatura infantil que aborda as belezas naturais do Tocantins. O evento também marcou a definição da agenda do Café Literário, que será realizado nas escolas no mês de abril, em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil.

O encontro também foi marcado pela doação de 800 exemplares da coleção, que serão utilizados em salas de aula da rede municipal de ensino. Leonardo Póvoa destacou seu propósito de produzir livros voltados ao público infantil, desde a publicação, com recursos próprios, de Palmas e as Corujas, sua primeira obra.

“Percebi que havia uma grande receptividade para a temática regional, pois as crianças se interessam por elementos que podem reconhecer no mundo real. Além disso, as experiências presenciais foram muito enriquecedoras, pois os alunos identificavam que o autor do livro que tinham em mãos estava ali com eles. É um trabalho muito gratificante”, afirmou o escritor.


Integrantes da equipe técnica destacaram a importância de inserir a literatura regional no contexto escolar e elogiaram a autorização de Leonardo Póvoa para a impressão de sua obra para uso nas escolas, sem custos e com direitos autorais. A proposta de valorizar autores e artistas plásticos tocantinenses foi bem recebida pela secretária, que garantiu apoio à iniciativa. “Vamos abraçar este projeto e avançar na inclusão no currículo de obras que valorizem nossa história e nossas belezas naturais”, afirmou Maria José.

Café Literário


O Café Literário é uma iniciativa que leva a literatura às escolas da rede pública municipal por meio de encontros com autores de livros infantis. O projeto incentiva o prazer da leitura, estimula a criatividade e a imaginação e promove a inclusão e a diversidade, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à literatura.
Neste ano, o evento será realizado entre os dias 14 e 17 de abril, contemplando diferentes unidades de ensino.

14 de abril: Cmei Carrossel, ETI Olga Benário, EM Monteiro Lobato e EM Degraus do Saber.
15 de abril: EM Antônio Gonçalves, EM Francisca Brandão, EM Thiago Barbosa e ETI Luiz Rodrigues.
16 de abril: EM Carlos Drummond de Andrade, EM Paulo Freire, EM Mestre Pacífico e EM Paulo Leivas Macalão.
17 de abril (encerramento): ETI Santa Bárbara, Cmei Miudinhos, EM Lúcia Sales e EM Maria Verônica. Nessas unidades, os alunos terão a oportunidade de conhecer o autor Leonardo Póvoa e se aproximar da produção literária infantil de Palmas.

Texto: Iolete Marques

Edição: Wédila Jácome