17 janeiro 2012 às 18:07

Avaliação do SALTO aponta melhora no índice das escolas da rede municipal

Com a segunda etapa do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Tocantins (Salto), as unidades da rede de ensino de Palmas obtiveram uma elevação nos índices em relação ao resultado obtido na primeira etapa, que aconteceu em maio de 2011. Já a segunda avaliação aconteceu no mês de novembro.

 

Das 34 escolas participantes da primeira etapa na avaliação dos alunos do 5º ano, 16 apresentaram resultado superior a 5,0. Já na segunda etapa, 22 escolas atingiram essa média. Em relação ao 9º ano, enquanto na primeira etapa, das 26 escolas avaliadas, apenas duas obtiveram média acima de 5,0, na segunda etapa, 13 escolas apresentaram esse resultado, demonstrando assim, um crescimento significativo.

 

Com a avaliação do SALTO será possível diagnosticar a qualidade do ensino e aprendizagem na Educação Básica do Tocantins, tanto na rede estadual como na municipal, podendo, assim, promover a modernização da gestão dos resultados educacionais e o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem.

 

Para a professora Gleiva Giuvannucci Alves, técnica responsável pela Assessoria e Acompanhamento dos Indicadores de Qualidade da Secretaria Municipal da Educação (Semed), “estes resultados já demonstram que o sistema é uma ferramenta de grande importância para o desenvolvimento da prática pedagógica nas salas de aula, tanto para orientar o trabalho dos professores, quanto para otimizar a aprendizagem dos alunos. Além de apresentar o diagnóstico em tempo real, a equipe pedagógica do SALTO elabora e encaminha para todas as escolas que participam da avaliação, guias de estudos que objetivam facilitar o trabalho do professor, direcionando o foco de estudos dos alunos e preparando todos para participarem com maior êxito das avaliações nacionais, como a Prova Brasil e o ENEM, realizadas pelo Ministério da Educação (MEC).”

 

O crescimento apresentado pelos alunos do 5º ano foi de 10,02 pontos percentuais e pelos alunos do 9º ano, foi de 14,02. Vale destacar que, em relação aos alunos do 9º ano, todas as escolas obtiveram crescimento nos índices apresentados em relação à primeira etapa.