
Avanços na Educação Permanente em Saúde são apresentados em Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Palmas
Audiência pública foi realizada na manhã desta quinta-feira, 20
A presidente da Fundação
Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Jaciela Leopoldino, apresentou em
audiência pública de prestação de contas da Saúde, realizada na manhã desta
quinta-feira, 20, na Câmara Municipal de Palmas, o 3º Relatório Quadrimestral
das ações da Fesp realizadas em 2019.
Com a presença dos parlamentares da Casa, representantes de órgãos de
controle, sociedade civil organizada e servidores do Sistema Único de Saúde
(SUS) da Capital, a gestora da Escola de Saúde destacou por meio de números os
avanços no trabalho desenvolvido pela instituição.
Jaciela fez uma
retrospectiva das ações de Educação Permanente em Saúde que foram realizadas no
decorrer de 2019, dentre elas destacou a participação de 6.724 profissionais em
atividades e eventos de educação; 2.232 trabalhadores do SUS realizaram cursos
de formação em Educação Permanente, totalizando 103 atividades educativas,
entre cursos, oficinas, seminários, fóruns, encontros, conferências, workshops,
mostras e outros.
Em sua fala, a presidente
ainda lembrou aos presentes como tem sido a atuação da Fesp na Política de
Educação Permanente na Rede de Saúde de Palmas. “Fechamos 2019 contabilizando
grandes conquistas no ensino, serviço e trabalho com a comunidade. Acompanhamos
de perto o crescimento do protagonismo dos nossos residentes, a consolidação
das ações que foram implementadas pela Fundação Escola de Saúde Pública de
Palmas em 2019. A soma nos trouxe o fortalecimento da política de formação no
SUS e a luta para que a Educação Permanente em Saúde não seja uma política
pontual, e sim uma conquista diária”, observa a gestora.
Atualmente, a Fesp conta com
nove programas de Residência em Saúde, composto por 185 residentes de diferentes
categorias profissionais, 70 preceptores, sete coordenadores, cinco
supervisores e 22 tutores. As especializações constituem modalidade de ensino
de pós-graduação lato sensu, destinado às profissões da saúde, sob a forma de
curso de especialização, caracterizado por ensino em serviço.