11 julho 2017 às 09:43

Barraca da Sustentabilidade, de oficinas de decoupagem em garrafas a exposição de composteira doméstica

As atividades fazem parte da programação Julho é de Praia, desenvolvida pela FMA

Troca de óleo doméstico utilizado por mudas, oficinas de decoupagem em garrafas, confecção de souplats a partir de revistas e jornais e exposição da composteira doméstica estão entre as atividades das tendas da sustentabilidade, instaladas nas praias da Graciosa e do Prata, neste final de semana. As atividades fazem parte da programação Julho é de Praia, desenvolvida pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), dentro da programação oficial da temporada de férias da Prefeitura de Palmas.  Na sexta e sábado, 14 e 15, as atividades da Barraca na Praia da Graciosa são das 8 às 22 horas; já na Praia do Caju, acontece no domingo, 16, das 12 às 18 horas.

 

As atividades são desenvolvidas pela Gerência de Educação Ambiental da FMA, que reúne num mesmo espaço, denominado barraca da sustentabilidade, programas como o Renova Palmas, que consiste na troca de uma muda de planta frutífera ou nativa do cerrado por um litro de óleo de fritura. Os visitantes do espaço ainda podem aprender a confeccionar uma composteira doméstica, para transformar resíduos orgânicos em adubo para utilização em jardins e hortas caseiras.

 

“Nossa atividade tem recebido elogios e até convites para parcerias, a exemplo do Sebrae, que se interessou pela oficina da composteira doméstica”, informou a técnica ambiental Darcy José.

 

“Apresentamos noções de educação ambiental de uma forma lúdica e simples, que possa ser entendida por todas as pessoas que frequentam nosso espaço. A intenção é formar multiplicadores para a sustentabilidade”, lembra o diretor de Gestão Ambiental, Giovanni Assis, referindo-se à barraca da sustentabilidade.

 

Desde a sua implantação, a FMA desenvolve políticas públicas ambientais permanentes. “Potencializamos as atividades e produção do viveiro educador, as atividades de fiscalização e monitoramento também estão mais eficientes e nossa intenção é que se tornem cada vez mais eficazes”, afirmou o presidente Evercino Moura.