13 julho 2013 às 18:55

Barraqueiros comemoram aumento nas vendas durante temporada de praia

Dona Tica ainda não colocou no papel, mas sabe que o faturamento está acima do esperado. A comerciante da Praia das Arnos contratou 11 funcionários extras para dar conta do movimento. “Só domingo passado eu vendi 200 quilos de peixe, enquanto o normal varia na média dos 40 quilos”, comemora. Para atrair o público ela investiu em mesas, cadeiras e mandou fazer alguns quiosques na beira da água e garante que oferece este serviço sem cobrar, mesmo que o visitante não consuma nada na barraca dela.


Prática também adotada por Dona Francisca, e assim como Dona Tica, está otimista com os lucros nesta temporada de férias. Ela está acostumada a vender de 40 a 50 quilos de pescado por fim de semana. No último ela não deu conta de suprir a demanda. “Estava esperando o público normal e num instante estava sem nada, vendi 100 quilos e se tivesse mais teria vendido tudo”, afirmou a comerciante que corria de um lado pro outro para atender os clientes.


Quem estava ali para contribuir com tamanho crescimento nas vendas eram as visitantes Júlia Azevedo e Paula Brito. Elas moram em Palmas e, neste sábado, prestigiaram a Praia das Arnos pela primeira vez. Segundo as visitantes o campeonato de vôlei as atraiu para o balneário.


Na Praia do Prata, os comerciantes também tiveram que reforçar a quantidade de atendentes. Na barraca do Primo, point tradicional do lugar, foram contratados mais dez funcionários, além dos 22 fixos. Um deles é Rodrigo dos Santos, que de segunda a sexta-feira trabalha na construção civil e aos fins de semana tira uma grana extra com o bico. O emprego temporário garante ao jovem uma ajuda no orçamento, “com o que eu recebo aqui já consigo pagar algumas contas”, comemora. Rute Rodrigues que veio de Goiânia se admirou com o atendimento e com a beleza e organização da cidade e das praias. “Estive aqui há oito anos e me surpreendi com a diferença”.


Quem também está impressionado com a diferença é o Seu Gomes, barraqueiro da praia do Cajú. Ele diz que o faturamento dele é recorde. Vendeu no último fim de semana 150 quilos de peixe, enquanto o normal é vender aos sábados e domingo cerca de 35 quilos. Para ele a temporada já superou a expectativa e admira a iniciativa do prefeito de Palmas lembrando que as melhorias feitas na praia foram promessas de governo e cumpridas antes do previsto. “A tela para evitar ataque das piranhas, as areias, a programação esportiva e musical, isso a gente não tinha aqui.” lembrou o comerciante.