CATEGORIAS

BLOG DE NOTICIAS

Balanço 2019: Aumento dos atendimentos e avanços na gestão do SUS mostram que Palmas está bem de saúde

28 de December de 2019 às 15:54min | Saúde, Balanço 2019

UPA Norte é uma das unidades que funcionam 24 horas

Redação Semus

Raíza Milhomem

Os atendimentos em 2019 nos 34 Centros de Saúde da Capital tiveram avanço em relação ao ano anterior


Diante de tantas dificuldades enfrentadas pelo país em diversos setores, o papel do gestor público é imprescindível para garantir os direitos e necessidades da população. Quando se trata de saúde, a atenção é redobrada. Dezoito por cento do orçamento municipal investido para que os cidadãos palmenses usufruam de atendimento qualificado. É o que aponta o balanço anual de 2019 sobre os avanços em saúde e as metas a serem alcançadas no ano de 2020 apresentado pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, na última sexta-feira, 20, em coletiva de imprensa.

 

Com relação a aprovação da receita própria aplicada em Saúde na Lei Orçamentária Anual (LOA), o percentual foi de 18%, acima do índice constitucional exigido que é de 15%. O resultado do índice aplicado será disponibilizado após o envio da 6ª remessa (SIOPS) no encerramento do exercício de 2019. 

 

No período de janeiro a novembro de 2019 foram investidos R$ 189.515.648,75 (despesas pagas), em ações e serviços de saúde. Deste montante, o município de Palmas aplicou 55,27%, sendo o maior investidor. O ente federal contribuiu com 39,27%, apenas 5,24% de participação do Estado 5.24% e 0,22% de convênio. Esses dados serão alterados considerando que o exercício será encerrado em 31/12/2019.

 

Aumento dos atendimentos

 

Os 34 Centros de Saúde da Comunidade (CSCs) são as unidades de atendimento básico distribuídas na Capital, com o objetivo de atingir a população no âmbito primário da saúde pública. Esses centros são compostos por 85 equipes de Saúde da Família, 73 de Saúde Bucal e 13 do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF). No ano de 2018 foram realizados 448.807 atendimentos de janeiro a novembro. No mesmo período de 2019 foram realizados 477.597 atendimentos, o que significa um aumento de 6%.


Considerando o número de atendimentos médicos de Saúde nos 34 Centros de Saúde da Comunidade, em 2018 foram realizados 282.047 atendimentos de janeiro a novembro. Já em 2019 ocorreram 289.618 no mesmo período, significa dizer que houve um aumento de 2,62% nos atendimentos médicos.

 

Programa Saúde na Hora


O Ministério da Saúde Instituiu o Programa Saúde na Hora por meio da Portaria 930 de 15 de maio de 2019 ao qual dispõe sobre a ampliação do horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde da Família, com o objetivo de democratizar o acesso e resolutividade da Atenção Básica, da qual Palmas é pioneira na implantação.

 

O processo em Palmas começou em junho e atualmente são nove Centros de Saúde da Comunidade com o programa saúde na hora implantado. O balanço é bastante positivo, pois o número de atendimentos realizados no período noturno vem aumentando sistematicamente. 


Avanços em 2019


Ampliação do acesso da população aos serviços de Saúde estendendo o horário de atendimento dos CSC de Palmas como o programa saúde na hora; 


Distribuição dos uniformes dos agentes de saúde. O crescente aumento dos índices de violência cria receio na população em receber em sua residência profissionais de saúde não identificados, o uso de uniformes auxilia na redução dessas barreiras; 


Palmas passou a empregar jovens aprendizes na recepção dos Centros de Saúde da Comunidade. A medida tem dois principais pontos positivos, o primeiro é dar a oportunidade aos jovens de imergir no mercado de trabalho de maneira legal e sem prejudicar suas atividades educativas, e o segundo é melhorar o atendimento da população que utiliza os CSCs. Hoje são 59 jovens atuando em nossos CSCs;


Avanços no combate a algumas doenças como é o caso da sífilis congênita. Palmas conseguiu uma redução significativa do número de casos de sífilis congênita em 2019.


Número de atendimentos nas Unidades Especializadas (janeiro a novembro):


Policlínica de Taquaralto: 28.038 consultas/procedimentos;


Centro de Referência em Fisioterapia da Região Sul – Crefisul: 27.963 consultas/procedimentos;


Núcleo de Assistência Henfil: 13.353 atendimentos/procedimentos;


Ambulatório Municipal de Atenção à Saúde Drº Eduardo Medrado: 43.441 consultas/procedimentos;


Unidade de Pronto Atendimento Norte: 166233 consultas/procedimentos;


Unidade de Pronto atendimento Sul: 177288 consultas/procedimentos;


Samu: 60287 chamadas/deslocamentos;


Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II: 68.305 atendimentos/procedimentos;


Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD III: 21.514 atendimentos/procedimentos.


Especialidades ofertadas pela Semus:

 

Cardiologia; Cirurgiã Pediátrico; Cirurgia Geral; Dermatologia; Endocrinologia; Endocrinologia Pediátrica; Gastroenterologia; Hepatologista; Infectologia; Mastologia; Neurologia; Neurologia pediátrica; Otorrinolaringologia; Nefrologia; Pneumologia - pediatria; Pneumologia; Ortopedia; Reumatologia; Psiquiatria; Psiquiatria – infantil; Urologia; Pediatria; Ginecologia; Alto risco; Análises Clínicas; Exames de Imagem (RX, Tomografia, Ressonância, Ultrassonografias e outros).

 

 


Voltar