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Balanço 2019: Secretaria de Desenvolvimento Social fecha o ano com mais de 115 mil atendimentos

31 de December de 2019 às 09:31min | Sedes, Balanço 2019

Idosos recebem atendimento especial com muito lazer e saúde

Eliene Campelo

Edu Fortes

Secretaria atende idosos, adolescentes, crianças, mulheres e famílias em situação de violência e/ou vulnerabilidade social na Capital


A Secretaria de Desenvolvimento Social de Palmas realizou mais de 50 mil atendimentos em 2019 e serviu 760 mil refeições nas duas unidades dos Restaurantes Comunitários da Capital. Idosos, adolescentes, crianças, mulheres e famílias em situação de violência e/ou vulnerabilidade social formam o público atendido pelos profissionais que atuam na Assistência Social no Município.

 

“Tivemos em 2019 um ano desafiador que nos exigiu uma atuação precisa junto ao nosso público, seja no Parque da Pessoa Idosa, onde tivemos mais de 23.754 mil atendimentos para 250 idosos, seja ofertando mais de 700 mil refeições completas para palmenses ao custo de R$ 3, ou ainda em nossos Centros de Referência onde acolhemos famílias, idosos, mulheres e adolescentes. Toda a nossa equipe deu o seu melhor em 2019 e já se prepara para trazer mais melhorias para a comunidade em 2020”, avalia Valquíria Rezende, secretária municipal de Desenvolvimento Social.

 

“Uma de nossas prioridades também foi capacitar os nossos servidores da Atenção Básica, Atenção Especial e os demais que atuam na pasta, sempre com foco em melhorar os serviços para o cidadão. Este foi um ano rico em troca de experiências e melhorias no acervo pessoal de cada servidor”, explica a gestora.

 

No rol de serviços e ações ofertados pelos técnicos da Sedes também destacam-se outros números como os  20.545 atendimentos realizados de janeiro à dezembro nos sete Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Capital, 21.662 atendimentos por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e  mais de 17 mil no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif).

 

Também ocorreram mais de 4 mil atendimentos a mulheres no Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência – Flor de Lis e cerca de 3 mil crianças e adolescentes no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em 2019.

 

“Também conseguimos inaugurar um laboratório de informática com dez computadores equipados com webcams, uma impressora e um projetor de imagem. Os equipamentos foram viabilizados por meio do programa ‘Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável’, do governo federal. Também compramos um ônibus e dois veículos tipo van, e iniciamos a reforma do Cras Santa Bárbara. Para o início de 2020 já temos a previsão do inicio da construção da Casa Acolhida, no centro de Palmas”, finaliza a gestora.

  

 

 


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